Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Quarta, 02 de abril de 2014, 21h02

Turma da Mônica ajuda em programa da CGU que debate cidadania com estudantes


 

Uma nova edição do programa Um por Todos e Todos por Um – Pela Ética e Cidadania, foi lançada hoje (2) pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de estimular, no ambiente escolar, a discussão de temas relacionados à participação social, democracia, ao respeito à diversidade, à ética e cidadania com a participação de personagens da Turma da Mônica. Por meio do programa, os temas serão trabalhados nas salas de aula de escolas parceiras.

Na edição de 2014, a meta é alcançar aproximadamente 100 mil estudantes do 3° ano do ensino fundamental de escolas municipais das capitais do país. O programa será executado no segundo semestre do ano letivo de 2014 e os trabalhos produzidos serão divulgados no ambiente escolar e na comunidade.

O ministro da CGU, Jorge Hage, disse que é preciso intensificar o trabalho de temas relacionados à ética e a cidadania entre as crianças. “Entendemos que o problema da corrupção, da ética, da integridade, tem que ser trabalhado em todas as frentes, em todas as faixas sociais e etárias e, por isso, é muito importante essa faixa da escola”. Hage acrescentou que a intenção é que o programa seja ampliado até atingir toda a rede pública de educação.

No primeiro semestre, as escolas vão receber kits pedagógicos direcionados aos alunos e professores. No caso do professor, o material traz orientações para que o docente trabalhe o conteúdo proposto. Os temas serão abordados também por meio de revistas em quadrinhos e jogos.

A uma plateia com a participação de estudantes do Distrito Federal, o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, explicou a iniciativa. “São ensinamentos que temos que passar para as crianças. Vocês vão aprender o que é ética, cidadania, o que vocês têm que saber para se transformarem em bons cidadãos. E a Turma da Mônica vai ajudar vocês a aprender esses conceitos”.

O ministro da Educação, Henrique Paim, avaliou que essa é uma oportunidade para que os temas abordados com os estudantes alcancem também as famílias. Ele disse ainda que os professores são mensageiros fundamentais nesse processo. “A partir desse trabalho, a questão da ética e da cidadania vai ser trabalhada não só na escola, mas na família também, para garantir que, no futuro, o país não tenha tanto trabalho para resolver as distorções que gera”, disse.

O piloto desse projeto foi desenvolvido em 2009, com cerca de 18 mil estudantes de 60 escolas. O programa Um por Todos e Todos por Um – Pela Ética e Cidadania é uma iniciativa da CGU em parceria com o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Maurício de Sousa e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114