Cuiabá | MT 18/04/2024
Turismo
Segunda, 30 de junho de 2014, 17h59

Misc apresenta documentário e oficina de dança afro-brasileira


O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) recebe nesta quarta e quinta-feira (02 e 03), uma programação diferenciada e voltada para a cultura afro-brasileira. O evento será iniciado às 19h. A entrada é gratuita

No local, os visitantes poderão acompanhar apresentações de dança da Companhia Ayoluwa, exibição do documentário “Balé de Pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista” e roda de conversa, com Nivea Rocha.

Nivea é graduanda em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e dançarina. A estudante é pesquisadora da cultura afro-brasileira e está desenvolvendo sua pesquisa monográfica sobre a valorização da identidade negra através da dança. Sua perspectiva surge a partir da vida de Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e percussora da dança afro-brasileira.

“Por mais que falemos da dança e cultura afro, ainda não houve um grande reconhecimento sobre isso. Visualizamos preconceitos por envolver questões religiosas e mesclar dança africana e movimentos ritualísticos do candomblé, porém nossa intenção é fazer com que cada vez mais pessoas conheçam e respeitem o valor e a identidade da cultura afro-brasileira”, explicou Nivea Rocha.

Na quinta-feira (03), haverá uma oficina de expressão corporal também ministrada por Nivea. As inscrições devem ser feitas no dia 2, no Misc. O museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75 (Centro Norte).

HISTÓRICO

Mercedes Baptista nasceu em 1921 no município de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. Foi iniciada no balé clássico e na dança folclórica, pela grande Eros Volúsia (bailarina que abrilhantou o Brasil através de suas coreografias inspiradas na cultura brasileira).

Além de ter sido uma excelente bailarina, seu principal legado é a valorização das culturas de matrizes africanas e introdução de elementos da dança afro à dança moderna brasileira, e, sobretudo um exemplo de superação para os negros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114