Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sábado, 26 de julho de 2014, 18h13

Cidade De Nobres


A cidade de Nobres, está localizada a 120 km da Capital de MT, a região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí.

Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região. De beleza incomparável é a Lagoa Azul, localizada á 52 km da sede municipal.(HOJE INTERDITADO)

No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial – sesmarias. Posteriormente o lugar passou a ser conhecido por Bananal.

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história.

DSC01798Clima: O clima em Nobres é equatorial quente e úmido. Período de seca de 5 meses, de maio a setembro. Precipitação média anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24º C, maior máxima 38º C, e menor mínima 0º C.

Nobres: Estado: Mato Grosso - Região: Centro Oeste - Área: 3.892,05 Km - Bioma: Cerrado - População: 15.011 h - CEP: 78.460-000 - DDD: (65) Distâncias: Cuiabá: 120 km / São Paulo:1754 Km / Rio de Janeiro:2157 Km / Brasília: 1273 Km Municípios vizinhos: Rosário Oeste e Posto Gil. Eventos: * Aniversário do Município – Dia 01 de Maio. * Festa Religiosa de Nossa Senhora Aparecida – 12 de Outubro. Como chegar a Nobres Via aérea:

Vôos domésticos chegam diariamente ao Aeroporto de Várzea Grande. Ele conta com locadoras de veículos, táxi e micro ônibus. A cidade possui uma pista para pouso e decolagem de avião de pequeno porte. Via Rodoviária: para quem vem de carro por Cuiabá, o percurso é de 140 km pela Br 163 passando pelo Município de Jangada, ou 90 km, saindo de Cuiabá, passando pelo Município de Acorizal pela MT 010, por Rosário Oeste e finalmente Nobres. De ônibus as linhas são feitas pelas empresas TUT, Satélite e Real Norte. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114