Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 12 de maio de 2015, 14h47

Estudante de MT conta experiência de intercâmbio nos EUA


O ano de 2015 vai ficar marcado na memória do adolescente César Júnior Lima dos Santos, de 15 anos, estudante do 2º Ano do Ensino

 Médio, da Escola Estadual Wilson de Almeida, no município de Nova Olímpia (215 km de Cuiabá). É que ele passou pela maior e mais divertida experiência de sua vida, até agora: três semanas de intercâmbio nos Estados Unidos das Américas (EUA).

Foram dias de imersão na rica e diversa cultura americana e no idioma, participando de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitando escolas, museus e projetos sociais, participando de workshops e de atividades de voluntariado, entre outros compromissos. Por lá também participou de apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo, e de um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em sua comunidade após o retorno ao Brasil.

Isso tudo graças ao Programa Jovens Embaixadores, desenvolvido pela Embaixada Americana no Brasil, que seleciona, a cada edição, 50 estudantes brasileiros para representar a juventude do país nos Estados Unidos. César foi recrutado entre 100 candidatos de Mato Grosso e cerca de 13.000 do restante do país, após entrevista e provas escrita e oral. “A experiência é simplesmente inesquecível! Para quem quiser participar eu digo: acredite em si mesmo, dê o seu máximo, porém, nunca subestime ou superestime alguém, em momento algum”, afirma.

Fora o aprendizado, César diz que a experiência lhe rendeu outras formas de enxergar o mundo, de agir, e estabelecer alianças com outras nações, além de muita diversão. “O programa Jovens Embaixadores nos mostra verdadeiros valores da amizade, responsabilidade e competência. É algo que eu recomendo a todo jovem participar.”

Em 2016, outros estudantes terão a mesma chance. Para isso, o candidato deve acessar a página do programa no Facebook https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores e se inscrever até o dia 09 de agosto de 2015.

Uma vez preenchido o formulário online (etapa 1) o sistema envia uma mensagem sobre o andamento do candidato – aprovado para a etapa 2 ou não aprovado. A não aprovação ocorre quando o inscrito não se encaixa nos pré-requisitos estabelecidos pelo programa.

Na segunda etapa o candidato precisa concluir o questionário preliminar e encaminhar documentos que comprovem os pré-requisitos para a instituição parceira mais próxima, tudo via internet.

Depois disso, as instituições analisam a documentação (etapa 3) e informam os candidatos da aprovação para a próxima etapa (4) que corresponde ao exame escrito com data e local informado pela instituição parceira.

Na etapa 5 ocorrem os exames orais e as visitas nas casas dos estudantes com melhores resultados. As etapas seguintes consistem na seleção dos jovens embaixadores, divulgação do resultado, providência dos documentos de viagem (passaporte e visto) e preparativos gerais.

Pré-requisitos: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro de 2016); ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Todos os custos da viagem são pagos pelo próprio programa.

Você encontra os detalhes de cada etapa nesse link: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/enroll.html.

O programa: O Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano.

Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

Serviço

Programa Jovens Embaixadores – Edição 2016 


Inscrições: até 09 de maio de 2015
Facebook https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114