Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Terça, 29 de dezembro de 2015, 13h25

Ações transformam turismo em vetor de desenvolvimento econômico


Foto: José Medeiros

Em poucos meses deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) deu uma demonstração de como será tratado o turismo pela atual gestão. O trabalho vem sendo desenvolvido para transformar o setor em um dos principais vetores do desenvolvimento socioeconômico e fonte geradora de emprego e renda. Uma prova disso foi a reestruturação e ampliação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), que retomou 10 obras de infraestrutura turística que estavam paralisadas e iniciou outra no município de Nobres.

Três dessas obras retomadas já foram finalizadas e várias outras devem ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2016. Entre as obras concluídas estão o asfaltamento da MT- 442, ligando a MT-351 ao Lago do Manso; a restauração e revitalização da MT-060, entre Nossa Senhora do Livramento e Poconé, e um trecho de asfalto de 37 km entre o distrito de Bom Jardim e a cidade de Nobres. Todas essas intervenções já estão sendo utilizadas por turistas e moradores dessas regiões.

A população também viu sair do papel obras prometidas ou paradas há mais de uma década como a troca de pontes de madeira por estruturas de aço e concreto na Rodovia Transpantaneira, que já tem seis, das 31, edificações finalizadas e a do Memorial Rondon, que já está em fase de finalização e será entregue em fevereiro do próximo ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe técnica da secretaria adjunta de Turismo também trabalhou na reestruturação dos projetos para readequá-los às exigências de viabilidade econômico-financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um dos projetos foi a liberação do financiamento da obra de reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Rondonópolis. Quando estiver finalizado, o terminal de passageiros passará a receber aviões de grande porte com capacidade para até 100 passageiros.

Reurbanização

Por entender que reurbanizar ruas de cidades com potencial turístico gera desenvolvimento e renda é que foram restruturados os projetos de revitalização e urbanização das avenidas Aníbal de Toledo, em Poconé, que liga a entrada da cidade à saída para o Pantanal; a Universitária em Pontal do Araguaia e de diversas ruas e avenidas em Nobres.

Também estão em obras por meio do Prodestur um Centro de Convenções com capacidade para 3,5 mil pessoas e a revitalização e ampliação do Porto do Baé na orla do Rio Garças, um local que estava em completo abandono e sendo utilizado por usuários de drogas. Ambas as construções são no turístico município de Barra do Garças.

“A retomada dessas obras do Prodestur é uma demonstração da importância que temos dado ao setor”, destaca Seneri Paludo, titular da Sedec.

Corredor do ecoturismo

Todas essas obras de infraestrutura estão sendo feitas no chamado corredor do ecoturismo, definido pela atual gestão como sendo os polos Pantanal, Chapada dos Guimarães, incluindo Nobres e Vale do Rio Cuiabá, e região do Araguaia. A intenção é criar um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento da atividade em Mato Grosso.

Para marcar a criação desse corredor, a Sedec e o trade turístico realizaram a abertura da Temporada Turística, com palestras e reuniões, e trouxeram 26 jornalistas especializados na área que escrevem para revistas, jornais e sites. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das belezas naturais do Estado.

O resultado desse fampress foi uma ampla divulgação do potencial de Mato Grosso em veículos como o jornal O Globo e o programa Viagem Cultural, da Rede TV, exibido em rede nacional.

FIT 2016

Outra importante conquista na atual gestão foi a reaproximação com o trade turístico, o que possibilitou a parceria na realização de vários eventos. “Muitas ações só foram realizadas devido à confiança que os empresários do trade têm depositado no atual governo em relação à maneira como estamos tratando o turismo”, conta o secretário-adjunto de Turismo da pasta, Luís Carlos Nigro.

É por meio dessa parceria que será retomada, a partir de 2016, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que após oito anos volta a acontecer em Mato Grosso, só que desta vez sob uma nova ótica, a de realizar negócios.

A pasta também participou de vários eventos nacionais como a ABAV – Expo Internacional de Turismo em São Paulo e o Festival de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul e internacional - a World Travel Market em Londres, o maior evento do setor de viagens do mundo. Em todos eles foi feito o lançamento da FIT Pantanal 2016.

Mapeamento

Outra importante ação realizada em 2015 foi o mapeamento dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso visando o desenvolvimento de políticas públicas para os destinos. O trabalho foi construído conforme instruções do MTur/Metodologia de Hierarquização de Atrativos Turísticos adaptada da Organização Mundial do Turismo (OMT). Foram identificados 253 atrativos turísticos em todos o Estado.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114