Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sábado, 02 de janeiro de 2016, 10h34

Chapadas brasileiras unem paisagens deslumbrantes à biodiversidade


Cachoeira Véu da Noiva

A segunda reportagem da série “Verão do MTur” traz dicas sobre as belas paisagens naturais que encantam turistas brasileiros e estrangeiros.

Aventurar-se em trilhas ecológicas, banhar-se em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, e deslumbrar-se com a beleza das paisagens são algumas das atividades que os turistas que visitam as chapadas brasileiras podem fazer em suas viagens pelo Brasil.

O ecoturismo e o turismo de natureza são os segmentos turísticos que mais crescem no mundo, com taxas entre 15% e 25% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo. No Brasil, uma pesquisa recente do Ministério do Turismo revelou que esse segmento é a principal motivação de 12,8% dos estrangeiros que visitam nosso país.

Localizada no extremo norte do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros atrai turistas devido às belas paisagens naturais compostas por cânions, paredões e cachoeiras de águas cristalinas. Em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em reconhecimento à rica biodiversidade característica do Cerrado, e pela existência de espécies endêmicas no local.

A Chapada é um dos polos do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Ministério do Turismo. Entre as ações planejadas para o desenvolvimento do turismo na região, destacam-se as obras de implantação de sinalização turística, projetos de capacitação profissional e a promoção do destino turístico.

A Chapada dos Guimarães atrai turistas pela beleza de suas paisagens naturais compostas por paredões e cachoeiras de águas cristalinas. Ao visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, os turistas podem contemplar a cachoeira do Véu de Noiva, e banhar-se em uma das sete quedas d’água abertas ao público, como as cachoeiras do Pulo e Sete de Setembro.

A Chapada das Mesas, localizada no extremo sul do estado do Maranhão, tem como cartão postal formações rochosas que lembram grandes mesas de pedra, e também seus paredões, cavernas, cânions e cachoeiras que encantam os turistas pela beleza de suas paisagens naturais. Entre as atividades turísticas oferecidas aos turistas que desejam aventurar-se durante o passeio, destacam-se o rapel e as trilhas ecológicas em que os visitantes podem conhecer também as piscinas naturais de águas cristalinas da região.

Localizada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina reúne a rica biodiversidade da Mata Atlântica aos paredões, grutas e cachoeiras que encantam turistas brasileiros e estrangeiros pela beleza das paisagens. As trilhas, os banhos nas cachoeiras e no poço de águas cristalinas em Nova Redenção destacam-se entre os atrativos da chapada, que foi batizada em referência ao período de exploração de minérios e jazidas de diamante na região.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114