Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sábado, 09 de janeiro de 2016, 07h28

Turismo orienta sobre regularização dos serviços de viagem


Foto: Paulinho Menezes

Aumento do fluxo de viagens nos meses de janeiro e fevereiro reforça necessidade de cuidados na hora de planejar o passeio

Neste período de férias que concentra a maior parte das viagens a lazer do ano, os viajantes precisam estar ainda mais atentos em relação aos serviços que pretende contratar, a fim de evitar surpresas desagradáveis e garantir um passeio seguro. Para auxiliar o turista na fase de planejamento do passeio, o Ministério do Turismo recomenda consulta ao sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, o Cadastur.

O cadastro é uma garantia ao consumidor de que a empresa funciona regularmente e pode prestar serviços turísticos. Reúne cerca de 58 mil empreendimentos do setor de todo o país. Assim, para evitar transtornos, o primeiro passo a ser dado pelo viajante é verificar se os fornecedores de pacotes, passeios, passagens e outros serviços estão registrados no sistema, gerenciado pelo MTur.

O Cadastur recebe cadastros obrigatórios de empreendimentos como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos e guias de turismo. Dispõe ainda de informações sobre bares e restaurantes, centros de convenções e empresas de apoio ao turismo náutico, que são de cadastramento voluntário.

A movimentação deste período de férias é reforçada por fatores como a valorização do dólar frente ao real e a visibilidade do país com a realização dos Jogos Olímpicos. Além disso, entre os brasileiros que pretendem viajar, 86,4% o fará para destinos nacionais - índice 6,2 pontos percentuais acima do registrado em igual período do ano passado.

Para mais informações consulte o site do Cadastur. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114