Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 08 de março de 2016, 08h27

Sedec e trade promovem fampress e divulgam potencial de MT


Foto: Meneguini

De flutuação em águas cristalinas na companhia de dezenas de peixes até uma emocionante descida de tirolesa, passando por cachoeiras e boiacross, o distrito de Bom Jardim, no município de Nobres (150 km a médio-norte de Cuiabá) tem 15 atrativos turísticos em funcionamento. O local atrai visitantes não só de Mato Grosso, mas de todo o país e do mundo para conhecer de perto suas belezas, onde a natureza ainda está intocada, selvagem, com intervenção humana mínima.

Como parte do trabalho de fomento à divulgação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o trade turístico de Mato Grosso realizaram no sábado (5) um fampress com jornalistas da imprensa de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar o potencial turístico da região. O passeio faz parte da programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), que acontece de 20 a 24 de abril, em Cuiabá. Outros fampress estão programados para acontecer até o mês de abril.

 

De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o atual governo assumiu com a proposta de transformar o turismo em Mato Grosso em um dos pilares do desenvolvimento econômico do Estado, e Nobres-Bom Jardim é um dos cases que está sendo trabalhado.

 

“Hoje o município de Nobres conta com 38 potenciais turísticos que podem ser transformados em produtos turísticos. São cachoeiras e rios, por exemplo, que podem ser formatados para se tornarem atrativos. Estamos trabalhando em parceria com o trade turístico e a prefeitura, para que Nobres deixe de ser apenas potencial turístico e se transforme em realidade turística”.

Atualmente o distrito de Bom Jardim possui 14 pousadas e cerca de 300 leitos que lotam aos fins de semana e feriados. A vila possui uma boa infraestrutura de hospedagem e alimentação. Muitos atrativos também têm pousadas e restaurantes próximos, já que a maioria das atividades requer certo esforço físico e, consequentemente, abre o apetite. Assim, os turistas não precisam retornar à cidade para fazer suas refeições. É aconselhável fazer reserva com antecedência.

Segundo o prefeito de Nobres, Gilmar Luiz da Silva, o município saiu na frente e implantou, no final de 2014, o voucher único, que é uma novidade no Estado. Funciona assim: todo turista que deseja fazer passeios em Nobres deve adquirir o voucher em umas das agências de turismo ou pousadas. Com isso, a prefeitura pretende ter mais controle sobre a quantidade de turistas que visitam a região, além de investir parte do valor arrecadado para melhorias na infraestrutura da região. “Estamos agora trabalhando na implantação do voucher eletrônico, por meio de um sistema de computador que permitirá muito mais segurança e controle na emissão dos vouchers”.

 

O proprietário da pousada Bom Jardim, Isaias Pedroso de Almeida, destacou o apoio do Governo do Estado no incremento ao turismo da região. “Nosso turismo ainda é relativamente novo, começou de 2005 para cá e pela primeira vez estamos recebendo um apoio efetivo por parte do governo estadual”.

Os jornalistas visitaram o Duto do Quebó, onde fizeram boiacross. Todo o percurso da descida tem cerca de 1.200 metros, sendo que parte dele é feito dentro de um túnel de 280 metros de extensão, onde se pode observar formações de calcário no teto e nas paredes.

 

Também realizaram flutuação no Reino Encantado, que abriga a ressurgência (afloramento de águas profundas) do rio Salobra e é propício à prática de flutuação e observação de peixes. A parada seguinte foi uma visita à cachoeira da Serra Azul, que fica localizada dentro do Sesc Serra Azul e possui 45 metros de queda d´água formando uma piscina de coloração azul e transparente repleta de cardumes que impressionam. O passeio finalizou com uma descida na tirolesa do Sesc, que possui 700 metros de extensão e uma altitude de 50 metros.

 

O jornalista Rafael Costa, do site FolhaMax, aprovou a iniciativa do Governo do Estado de realizar fampress com a imprensa para divulgar as belezas de Mato Grosso. “É uma maneira muito inteligente de propagar a divulgação dos potenciais turísticos do nosso Estado”.

“Foi uma oportunidade muito bacana. Conhecer de perto tudo o que a região tem a oferecer potencializa nosso trabalho de divulgação. Com certeza, irei voltar outras vezes para conhecer os outros atrativos”, conta a jornalista Patrícia Xavier, do site MT Mais Notícias.

Fampres

A programação de fampress com jornalistas continua até abril e contará com a participação de repórteres de veículos de imprensa locais e nacionais, incluindo os jornais O Globo, Estadão e o programa Companhia da Aventura, do SBT Nacional, entre outros. No próximo sábado (12) será a vez de Chapada dos Guimarães, seguido de Cáceres (18 e 19), Campo Novo do Parecis (1 e 2 de abril) e Jaciara (9 de abril).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114