Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Sexta, 18 de março de 2016, 13h49

Sedec realizará capacitações e fampress para fomentar turismo em Vila Bela


Em reunião com o trade turístico de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá), realizada na quinta-feira (17.03), o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luís Carlos Nigro, definiu algumas ações a serem realizadas pela pasta para fomentar o turismo na região. A reunião faz parte da programação da pasta para a mudança simbólica do governo para Vila Bela, que segue até sábado (19).

.

Serão priorizadas, neste primeiro momento, a realização de cursos de guia e língua inglesa para os condutores que atuam no município, um fampress com jornalistas de Cuiabá para apresentar as belezas da região e fomentar a divulgação, que deve ser realizado no mês de junho, e uma capacitação voltada aos empresários do setor, como donos de hotéis e restaurantes.

Primeira capital de Mato Grosso, o município abriga uma rica cultura e história, com festas populares como a de São Benedito, em que são exibidas as danças do Congo e do Chorado; as Ruínas da Igreja Matriz da Santíssima Trindade, construída em 1769; e inúmeras belezas naturais como o rio Guaporé, onde o visitante pode, com sorte, avistar o boto cor-de-rosa, e o Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, onde estão localizadas a cachoeira dos Namorados e a do Jatobá, sendo esta última a maior do Estado com 250 metros de altura.

De acordo com o secretário Luis Carlos Nigro, Vila Bela tem um enorme potencial para diversos tipos de turismo, como o cultural, de aventura, ecológico e o de pesca. “O turismo no município nunca foi tratado como uma cadeia que gera renda. A reunião de hoje (17) foi muito importante para ouvir as demandas do setor aqui e já definir algumas ações que podemos tomar de imediato, como a divulgação por meio da realização de um fampress”, pontuou, lembrando que a Sedec realizou na semana passada um treinamento de atendimento ao cliente no município.

O vice-prefeito de Vila Bela, André Bringsken, parabenizou o Governo do Estado pelas ações focadas no município. “É um resgate histórico que está sendo feito e dentro deste regaste está o interesse em fomentar o turismo na nossa região que é tão rica e pode crescer muito, atraindo os olhos do mundo”.

De acordo com a secretária municipal de Turismo de Vila Bela, Daiana Macedo, atualmente o município conta com cinco condutores cadastrados na prefeitura, três hotéis e uma pousada, e cerca de dez atrações turísticas em funcionamento, incluindo as ruínas e as cachoeiras.

Condutor em Vila Bela há cerca de dez anos, Divino Vilas Boas conta que somente no ano passado atendeu cerca de 90 turistas estrangeiros, vindos de países como Holanda, Itália e Inglaterra. Além disso, segundo ele, vem crescendo também o número de turistas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rondônia.

Para ele, o fato de não saber falar inglês é uma das grandes dificuldades do trabalho. “É uma necessidade e aqui não temos muito acesso a isso. Fiquei muito animado com as notícias dadas pelo secretário nessa reunião, com certeza com este apoio do Governo do Estado Vila Bela será vista e nós estaremos mais preparados para receber os turistas”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114