Cuiabá | MT 18/04/2024
Turismo
Sábado, 16 de abril de 2016, 18h31

As belezas naturais do Mato Grosso e a Tocha Olímpica


Depois de voar pela região Norte do país, a Tocha Olímpica chega ao Mato Grosso no dia 23 de julho. O símbolo do maior evento esportivo do mundo passará em quatro municípios mato-grossenses: Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Nobres e a capital, Cuiabá. Além disso, os turistas que estiverem acompanhando o revezamento poderão aproveitar as belezas naturais de um estado brasileiro onde estão presentes três dos cinco biomas brasileiros típicos: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

.

Entre as imensas riquezas naturais do Mato Grosso está uma área de preservação ambiental que compõe o rol de chapadas brasileiras: o Parque Nacional Chapada dos Guimarães. O local é um conjunto de belezas cênicas distribuídas em vários ambientes que permitem a contemplação de espécies da flora e da fauna do Cerrado.

O parque integra a bacia hidrográfica do Alto Paraguai, origem do Rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense, outro atrativo imperdível do estado. Cuiabá, uma das cidades de pernoite da tocha olímpica, é um dos portões de entrada para este colosso, que contribui para que o Brasil seja considerado o primeiro do mundo em recursos naturais (Fórum Econômico Mundial).

A capital mato-grossense é atrativa também pela rica história. Foi fundada por bandeirantes e conta com inúmeros casarões tradicionais do período colonial, cenários de disputas territoriais, como a Guerra do Paraguai. Manifestações artísticas como a Dança dos Mascarados, que remete às raízes indígenas, revelando os costumes enriquecidos pelos colonizadores espanhóis, e a gastronomia, à base de peixes, elevam o roteiro.

Conheça os principais atrativos das cidades de Mato Grosso que vão receber a tocha olímpica:

Cuiabá: Conhecida como Cidade Verde devido a arborização, Cuiabá se destaca com a sua beleza natural. Cortada pelo Rio Cuiabá, é uma das vias de acesso ao Pantanal. O Museu Rondon do Índio e o Museu de Pedras Ramis Bucair estão entre os principais atrativos turísticos culturais. Na capital mato-grossense, o turista também pode aproveitar a incrível variedade de roteiros turísticos, visitando cachoeiras e fazendo trilhas.

Várzea Grande: É o segundo maior município do Mato Grosso, separado da capital do estado apenas pelo Rio Cuiabá. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer a Rota do Peixe, na comunidade de Bom Sucesso, e saborear o cardápio regional com Maria Izabel e a tradicional galinha com arroz.

.

Nobres: Ideal para quem gosta de aproveitar a natureza, Nobres conta com atrativos como grutas, cavernas, lagoas, cachoeiras e rios de águas cristalinas. Além disso, é ideal para a prática de esportes radicais, já que algumas fazendas oferecem boia cross, tirolesa, mergulho e trilhas.

Chapada dos Guimarães: Localizada a 35 km de Cuiabá, este município abriga uma paisagem natural incrível que atrai turistas domésticos e internacionais. Quem visita este destino pode aproveitar para admirar os paredões e as nascentes da região. De acordo com a Secretária de Estado e Desenvolvimento são 487 cachoeiras distribuídas em sítios arqueológicos e paleontológicos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114