Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sexta, 22 de abril de 2016, 12h03

Especialista elogia ações do Governo no fomento ao turismo


Mato Grosso está no caminho certo no fomento ao turismo. A constatação foi feita por Caio Luiz de Carvalho durante palestra proferida na Feira Internacional de Turismo do Pantanal, na noite de quarta-feira (20). O palestrante, considerado um dos maiores experts na atividade turística no país, elogiou a condução das políticas públicas para o setor feita pelo Governo de Mato Grosso e destacou que a reedição da FIT Pantanal é um grande passo neste trabalho.

.

Ex-ministro do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ex-secretário de Turismo de São Paulo e com diversos livros publicados sobre o tema, atualmente Caio Luiz de Carvalho é diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Para o palestrante Mato Grosso tem cultura, belezas naturais, eventos e experiências. Ou seja, uma matéria-prima extraordinária para trabalhar o turismo.

“São inúmeros os pontos que fazem de Mato Grosso a bola da vez. Primeiro porque é o único Estado do país que concentra três ecossistemas (Pantanal, Cerrado e Amazônia), tem um agronegócio pujante, que reflete na economia. Além disso, o setor de serviços foi melhorado por conta da Copa do Mundo e se profissionalizou. A hotelaria mato-grossense não deixa nada a desejar para os grandes centros”, disse Carvalho.

Ainda de acordo com ele, o turismo precisa ser tratado como política de Estado, o que segundo ele, vem sendo feito pelo Governo de Mato Grosso. “O governador Pedro Taques disse na abertura da FIT Pantanal que Mato Grosso é um estado de transformação e realmente é. Tratar o turismo como política de estado e inseri-lo dentro da pasta de desenvolvimento econômico é uma ação que eu defendo, pois desta forma permite desenvolver ferramentas eficazes para executar ações eficazes. A solução que foi dada aqui foi técnica”, finalizou o palestrante.

O projeto de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon também esteve em pauta. Segundo o especialista, isso permitirá que Mato Grosso se torne um destino turístico para mais de 18 milhões de turistas que vivem na região Oeste da América do Sul e que viajam regularmente.

FIT Pantanal

A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, e o Trade Turístico de Mato Grosso com o apoio do Ministério do Turismo, Embratur, Prefeitura de Cuiabá, Senac, Sebrae, Sesc, Fecomércio, além de outras entidades.

Nesta quinta-feira (21), segundo dia da feira, os representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, voltam a participar das atividades do Encontro da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur). Representantes da China e do México também participam do evento.

No período vespertino será realizado o Encontro Empresarial de Turismo de Mato Grosso, no Auditório Minerais, das 14h às 18h.

A partir das 14h acontece a Rodada de Negócios, com a participação de 60 agências de turismo de todo o país e de 35 vendedores, entre prefeituras, hotéis e pousadas e atrativos turísticos de Mato Grosso. O objetivo é colocar Mato Grosso na prateleira dos grandes destinos turísticos do Brasil.

Na ocasião, a Sedec irá apresentar aos empresários do setor diversas ações que são desenvolvidas pela pasta com foco no fomento ao turismo, como a linha de crédito específica para o setor, o Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional (Voe MT), a reativação do Conselho Estadual de Turismo e a divulgação do Boletim de Turismo de Mato Grosso.

Exposição de Turismo e Negócios

A partir das 16h, os portões da FIT Pantanal estarão abertos para visitação gratuita da população. A programação se estende até às 22h, no Pavilhão das Nações.

Na Feira de Negócios o público poderá adquirir pacotes turísticos e viagens com até 50% de desconto, uma ótima oportunidade para conhecer os atrativos naturais do Estado.

O Festival Gastronômico Sabores de Mato Grosso conta com a presença de 11 restaurantes e dois food bikes que prepararão pratos gourmets com preços acessíveis.

Já a Feira de Artesanato estará presente com cerca de 80 estandes divididos entre associações de artesãos e indígenas.

No espaço Turismo e Aventura a atração ficará por conta da demonstração gratuita dos esportes de aventura.

Toda a programação é realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114