Cuiabá | MT 19/04/2024
Turismo
Sábado, 11 de junho de 2016, 15h56

Estado detém maior parte do Parque Itatiaia em Minas Gerais e Rio de Janeiro


.

No mês em que completa 79 anos, o Parque Nacional de Itatiaia, ganhou a doação, por meio do mecanismo da compensação de reserva legal, de 414 hectares. Com essa doação, o parque quebrou a barreira dos 50% de área pública federal, saindo de 49,7% para 51%.

Esses números são fruto de um trabalho continuado que vem sendo feito desde 2009 pelos servidores do Parque, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Ministério Público Federal (MPF). Desde então, já foram recebidas doações de nove propriedades e adquiridas outras nove, totalizando 812 hectares.

A regularização fundiária é uma questão estratégica para a gestão e proteção dos Parques Nacionais, especialmente para garantir a sua perpetuidade como unidade de conservação de proteção integral e patrimônio da sociedade brasileira. Segundo o Chefe do Parque Nacional, Gustavo Tomzhinski “sob essa ótica, dar continuidade à consolidação territorial do primeiro parque é de fundamental importância não só o Itatiaia, mas para todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação”.

Recentemente o ICMBio normatizou, no âmbito do Instituto, o instrumento da compensação de reserva legal, por meio de uma instrução normativa. A legislação estabelece regras para a compensação de reserva legal por meio da doação de imóveis que não são regularizados e que estão localizados em unidades de conservação federais de domínio público.

No âmbito dessa norma, entre 2015 e 2016 foram habilitados 128,5 mil hectares para doação em unidades de conservação e doados mais de seis mil com a utilização do instrumento da compensação de reserva legal.

Parque Nacional de Itatiaia

Criado em junho de 1937, o primeiro Parque Nacional do Brasil, é localizado na Serra da Mantiqueira. O Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende (RJ) e Bocaina de Minas e Itamonte (MG), onde fica aproximadamente 60% de seu território.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos da unidade. 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114