|
Tweetar |
Três dos maiores jornais dos Estados Unidos (USA Today, Wall Street Journal e Travel Pulse) têm dado destaque especial ao Brasil nas suas páginas. O câmbio favorável, a eficácia do transporte público e as belezas naturais do Rio de Janeiro são alguns dos comentários feitos pelas publicações. Na visão dos veículos, os norte-americanos não podem deixar de conferir a maior competição esportiva do mundo.
“Acompanhar a Olimpíada do Rio está mais barato que ter visto a Copa do Mundo”, indica o USA Today. O jornal destaca os preços de hotéis e transporte mais acessíveis em função da valorização do dólar. Também dá dicas para economizar na viagem, citando outros destinos de chegada para os norte-americanos que quiserem pagar mais barato por passagens aéreas, como pegar voo direto para São Paulo e se deslocar de ônibus para o Rio.
Sobre a hospedagem, o Travel Pulse anuncia que as reservas para a capital carioca crescem cada dia mais, citando pesquisa da consultoria de viagens ForwardKeys. Tendo como base de dados as 14 milhões de transações diárias de reserva no mundo, o estudo aponta que o maior índice de chegada dos turistas deverá ser em 4 de agosto, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos.
O diário observa, segundo o mesmo estudo, que o aumento de voos para a cidade começa realmente em 27 de julho, uma semana antes do início dos jogos. De acordo com a consultoria, as reservas aéreas tiveram aumento de até 148% entre essa data e 21 de agosto. Dentre os 14 países responsáveis por 72% das reservas antecipadas, os Estados Unidos lideram com 18% das reservas totais.
Já o Wall Street Journal mostrou aos leitores as belezas naturais do Rio, afirmou que o transporte público da cidade está funcionando e que, apesar dos problemas levantados pela imprensa e organizações internacionais, há muitas razões para estar otimista com os Jogos porque “as coisas deram certo para o Rio”. Além de garantir que “não há melhor momento para ser um fã olímpico”, o jornal cita que os preços estão mais baixos do que para qualquer outra Olimpíada já sediada.
Na avaliação do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinícius Lummertz, as inserções refletem o esforço da entidade para dar visibilidade à capacidade de organização do País, que se preparou devidamente para a Rio 2016.
“Todos os países sede de Olimpíada enfrentaram problemas, e o evento alcançou sucesso. A veiculação de matérias positivas em jornais renomados como esses mostra o entendimento da imprensa internacional de que não será diferente conosco. Estamos prontos e de braços abertos para receber atletas, equipes técnicas e turistas de todo o mundo”, afirma.
Lazer e negócios
Os Estados Unidos são o segundo maior emissor global de turistas para o Brasil. Somente em 2015, mais de 655 mil turistas norte-americanos visitaram o País, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo. A maioria viaja a lazer ou negócios. Procuram sol e praia, ecoturismo e cultura. Veem ao Brasil para fazer cruzeiro ou em lua de mel e até mesmo turismo de luxo.
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114