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Empresários do Rio de Janeiro conheceram, nesta quarta-feira (14), duas iniciativas que, se adotadas a partir dos Jogos Olímpicos, poderão dar um diferencial competitivo aos seus estabelecimentos.
A coordenadora-geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, apresentou, no campo da sustentabilidade, a campanha Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A iniciativa conta com apoio institucional do ministério e estimula todos os envolvidos no setor a adotarem práticas sustentáveis a partir de atitudes simples.
"A empresa ou prestador de serviços que se compromete com práticas sustentáveis têm ganhos como redução de custos, além de passar a ser melhor avaliado pelos turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, e isso se reflete em mais faturamento e competitividade", ressaltou Isabel.
A plataforma colaborativa Guia Turismo Acessível, na qual internautas podem avaliar estabelecimentos turísticos em relação à acessibilidade, também foi apresentada.
Segundo a representante do ministério, 23,9% da população brasileira, o equivalente a 45,6 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência, e esse público, em geral, viaja acompanhado. Além disso, o País tem 25 milhões de pessoas obesas e 14 milhões de pessoas idosas sem deficiência, totalizando um mercado potencial de 84 milhões de pessoas.
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