Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 21 de julho de 2016, 07h32

Busca por turismo de aventura cresce mais de 15% no Brasil


A procura pelo Brasil como destino de ecoturismo e de turismo de aventura subiu de 12,8% em 2014, para 15,7% no ano passado. Segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, o percentual reforça a posição do País como um dos principais destinos para os estrangeiros.

“O Brasil é privilegiado por reunir riquezas como a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Mata Atlântica e mais de 8 mil quilômetros de litoral, além da maior bacia hidrográfica do planeta. Com a gestão profissional e a parceria entre os setores público e privado, esses produtos podem ser explorados de forma sustentável, com benefício para as comunidades locais”, afirma o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Durante a pesquisa, foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo. Também houve entrevistas em dez fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.

Visando esse público, o Ministério do Turismo e a Embratur defendem a busca por investimento privados nacionais e internacionais por meio de Parcerias Público Privadas e concessões em áreas estratégicas como marinas e parques nacionais.

Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visitação às unidades de conservação federais aumentou significativamente na última década. Se forem considerados somente os parques nacionais, o número de visitantes subiu 238%, passando de 2,99 milhões em 2007 para 7,14 milhões em 2015.

No campo do turismo de aventura, o Brasil também é referência internacional. No primeiro semestre de 2016, dois estabelecimentos brasileiros obtiveram a certificação internacional para atividades deste segmento. Eles figuram entre os primeiros a conquistarem este tipo de certificação no mundo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114