Cuiabá | MT 19/04/2024
Turismo
Quarta, 24 de agosto de 2016, 18h28

Iniciado em 2001, Memorial Rondon em Mimoso é inaugurado por Taques


Vista parcial da área do Memorial Rondon





Redação

O governador Pedro Taques inaugurou, na manhã desta quarta-feira (24.08), o Complexo Histórico e de Turismo de Mimoso, mais conhecido como Memorial Rondon. A estrutura, que está localizada no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, além de uma homenagem ao patrono das Comunicações, Marechal Cândido Rondon, é também um espaço dedicado à cultura, turismo e educação.

 

O fotógrafo Mario Friedlander expõe ao governador Pedro Taques parte de sua obra

O local, que será utilizado diretamente pela população e turistas, teve projeto iniciado no ano de 1997, durante a gestão do ex-governador Dante de Oliveira, e obras iniciadas no ano de 2001. Nos últimos anos, a obra chegou a ser retomada por diversas vezes, porém nunca finalizada. Exemplo disso foi o ano de 2012, quando a conclusão dos serviços havia sido projetada para a Copa do Mundo, mas novamente não teve o cronograma cumprido.

O evento contou com a apresentação de um importante trabalho de resgate documental idealizado e realizado pelo fotógrafo Mario Friedlander e equipe. Obstinado, há anos Friedlander tem desbravado alguns dos caminhos trilhados por Rondon no passado, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão Rondon.

Na ocasião Friedlander repassou ao Estado boa parte das cópias destes documentos visuais que farão parte do acervo permanente do espaço dedicado a perenizar a relevância histórica do mimoseano Candido Mariano da Silva Rondon.

Friedlander já percorreu mais de 25 mil km entre Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, viajando de carro, barco, avião e a pé, para recriar em fotografias alguns dos lugares por onde Rondon passou. O resultado é o projeto Paisagens de Rondon que, além das imagens de sua autoria, revela ainda um importante arcabouço de registros iconográficos deixados por Rondon na passagem por estes lugares.

Já o escultor Frede Fogaça escolheu uma imagem icônica de Rondon para edificar uma escultura em cimento, medindo quatro metros. A peça é iniciativa do próprio artista, que quis reverenciar a imagem de um dos brasileiros mais ilustres da história nacional.
 

.

Em março do ano passado, em comemoração aos 150 anos de Cândido Rondon, foi assinado termo de cooperação entre as Secretarias de Estado das Cidades (Secid-MT) e a de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) para retomada definitiva da obra. Ao todo, foram R$ 2.979.377,18 de investimentos dos Governos Estadual e Federal. A empresa responsável pela construção é a Aroeira Construções e Incorporações.

Durante a cerimônia, Taques destacou a importância do espaço para a cultura e história de Mato Grosso, e ainda ressaltou o compromisso da atual gestão em concluir a estrutura de forma adequada e com responsabilidade.

“Temos que mostrar ao cidadão do mundo que nós, em Mato Grosso, temos personalidades que precisam ser reverenciadas. Temos que reverenciar o passado, fazer algo no presente e olhar para o futuro. É uma honra ser governador de Mato Grosso. É um honra poder inaugurar este memorial. Estamos trabalhando para fazer uma administração com responsabilidade e hoje estamos homenageando um grande brasileiro. Quero cumprimentar o cidadão que tem orgulho de ter nascido na terra de Rondon”, ressaltou Taques.

O titular da Secid, pasta que foi responsável pelas fiscalizações das obras do Memorial Rondon, Eduardo Chiletto, lembrou o trabalho realizado pelos arquitetos que projetaram a atual estrutura.

“É importante enaltecer o trabalho da equipe do Governo do Estado. A Secid não faz nada sozinha, caso não esteja junto com outras secretarias. Este memorial, por exemplo, é um trabalho de grande parceria entre a Sedec, Secid, Adjunta de Turismo e Cultura. É por este motivo que estamos inaugurando este local. Vale lembrar também os servidores públicos, que com grande esforço empenharam suas palavras e as cumpriram. Sabemos que toda obra tem problema, mas com uma gestão de responsabilidade conseguimos superar e hoje estamos entregando este espaço que faz referência a um grande ícone do nosso estado”.

 

Marco para o turismo

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Carlos Nigro, a inauguração do Memorial Rondon contribui diretamente para ampliar as ações turísticas da região. “Hoje fizemos história em Mato Grosso. Pegamos uma obra que estava abandonada há mais de 15 anos e conseguimos, com apoio de diversos órgãos estaduais, viabilizar esta estrutura. Este é um marco para a região e fica para a história de todo o País. A região, com o memorial, vai ganhar mais representatividade no estado, já que conta com outros atrativos próximos, como as Baías de Sia Mariana e Chacororé, e ainda o rio Mutum”.

Também participaram do evento de inauguração do Memorial Rondon, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, de Cultura (SEC), Leandro Carvalho, de Comunicação (Gcom), Jean Campos, o titular da Controladoria Geral do Estado (CGE), Ciro Gonçalves, o defensor público geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Junior, representantes da Sociedade Amigos de Rondon, além da comunidade escolar local e da região. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114