Cuiabá | MT 18/04/2024
Turismo
Quarta, 28 de setembro de 2016, 09h01

Governo lança filme sobre acessibilidade no turismo


João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são pessoas com deficiência. João, 14 anos, perdeu os movimentos da perna em função de uma doença degenerativa; Sabrina, 17 anos, é deficiente auditiva e Maristela, 49 anos, perdeu a visão há quatro anos.

No dia 15 de setembro, eles embarcaram, a convite do Ministério do Turismo, para uma viagem registrada em um vídeo para a sensibilização da importância da acessibilidade no turismo. O filme foi apresentado nesta terça-feira (27), na cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Turismo.

A ação do MTur está alinhada ao tema definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para a data especial este ano: Turismo para todos – promover a acessibilidade universal. Cada personagem foi levado a um destino com atrativos acessíveis: Bonito (MS), Socorro (SP) e Porto de Galinhas (PE). A última etapa aconteceu no Rio de Janeiro, onde todos se encontraram para participar de eventos paralímpicos e passear pela cidade.

“A acessibilidade tem sido uma preocupação constante do Ministério do Turismo. Acredito que estamos no caminho certo e o nosso planejamento para os próximos anos terá a acessibilidade como premissa, mas precisamos trabalhar juntos com empresários, parceiros e trade para alcançar o objetivo final de garantir que o turismo esteja ao alcance de todos”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

O diretor executivo da OMT, Márcio Favilla, relembrou o sucesso da paralimpíada no Brasil e disse que “somente quem encontra as barreiras físicas e do preconceito no dia a dia sabe o que é necessário para superar e vencer os obstáculos, mas posso afirmar que o nosso setor está contribuindo de maneira muito significativa para essa luta”.

É possível acessar o vídeo através da página do Ministério do turismo no facebook.

Os viajantes

Sabrina Marques, estudante do ensino médio, viveu a emoção de viajar pela primeira vez de avião até ser apresentada aos encantos de Bonito (MS), como flutuar no Rio Sucuri e conhecer Gruta do Lago Azul. “Andar de avião foi uma sensação estranha, não sabia se era frio na barriga ou bolinhas tipo cócegas. Estava andando nas nuvens”, relembra animada.

Em Socorro (SP), os hotéis fazenda Campo do Sonhos e Parque dos Sonhos ofereceram a Maristela Batista atividades de pura adrenalina. Tirolesa, rafting, arvorismo e passeio a cavalo a iniciaram no turismo de aventura acessível. “Andar a cavalo me emocionou muito, senti uma sensação de liberdade que não sentia desde que perdi a visão”, diz Maristela que viajou acompanhada do marido, Adalberto, também deficiente visual.

Aos 14 anos, o caçula do projeto, João Paulo, cadeirante, pôde viajar de avião e ver o mar pela primeira vez. Em Porto do Galinhas, experimentou a sensação de entrar na água, amparado pelo pai, também marujo de primeira viagem, e pela estrutura do projeto Praia sem barreiras.

O projeto é uma iniciativa do governo de Pernambuco, premiada como boa prática pelo Ministério do Turismo. “Foi melhor do que eu esperava, balança menos que o ônibus de Brazlândia”, comentou João ao desembarcar em Recife, numa alusão ao transporte que utiliza regularmente em Brasília.

O projeto prosseguiu no Rio de Janeiro, onde os convidados desembarcaram às vésperas do encerramento dos Jogos Paralímpicos. Na programação, banho de mar na Barra da Tijuca com o projeto Praias para Todos; passeio no bondinho do Pão de Açúcar; competição de atletismo no Engenhão e cerimônia de despedida dos jogos no Maracanã. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114