Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 29 de novembro de 2016, 10h22

Entrada de turistas no País cresce 55% com isenção de exigência de vistos


A isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio teve resultados positivos.

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo em conjunto com o Departamento de Polícia Federal concluiu que no total de turistas estrangeiros com origem nos países beneficiados houve variação positiva média de 55,31% em relação ao mesmo período de 2015.

Em 2016, foram 163.104 turistas das quatro nacionalidades, contra 105.017 do ano anterior. O número de chegadas de norte-americanos variou 47%; o de japoneses 61%; o de canadenses, 84%; e o de australianos, 107%.

“Os organismos mundiais já apontavam essa tendência, agora confirmada na Rio 2016. Do total de estrangeiros que vieram ao Brasil para os Jogos, 74,7% disseram que esse teria sido um dos fatores que motivaram a viagem. Queremos agora que o governo brasileiro adote a medida por dois anos para traçarmos um panorama mais completo da eficácia e do real incremento no fluxo turístico brasileiro”, ressaltou presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Medida permanente

Lummertz reforça a defesa do Instituto para que a política de isenção de vistos se torne permanente para esses países, o que traria um grande incremento ao setor, como também contribuiria para fortalecer a economia brasileira.

Tanto o ministro Marx Beltrão quanto Lummertz já levaram a proposta da retomada de isenção para debate com o Ministério das Relações Exteriores e com a Casa Civil. Se a medida for aprovada, a tendência é que o novo período de dispensa se estenda por dois anos.

Uma das principais entidades empresarias do segmento de viagens e turismo do mundo o WTTC (sigla em inglês para Organização Mundial de Turismo e Viagens) apontava em pesquisa desenvolvida em 2012 entre os 20 maiores países do mundo que, quanto mais aberto o país, mais desenvolvido é o seu turismo. Números dos técnicos do WTTC indicam que, à medida em que vão diminuindo as restrições ao visto de entrada, os países podem apresentar um crescimento de 5% a 25% em arrecadação.

Argentina

Uma prova concreta de que o estudo da organização pode estar correto é dada a partir da análise do caso da Argentina, que optou pela isenção do visto para os norte-americanos em dezembro de 2015. O fluxo de cidadãos dos Estados Unidos que entrou no país nos três primeiros de 2016 comparado com a do ano anterior teve um incremento da ordem de 10%. Entre janeiro e março de 2015, entraram na Argentina 83 mil 900 norte-americanos, contra 92 mil 400 nos mesmos meses, em 2016. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114