Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Segunda, 12 de dezembro de 2016, 19h51

Belo Horizonte completa 119 anos nesta segunda-feira (12)


A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, completa 119 anos nesta segunda-feira (12). A metrópole, com mais de 2,5 milhões de habitantes, atrai visitantes do mundo todo pela gastronomia e arquitetura moderna, além de eventos e de viajantes a negócios.

Segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo (MTur), 77,5% dos estrangeiros que visitaram Belo Horizonte em 2015 afirmaram que o passeio alcançou ou superou as expectativas. Especificamente em relação aos itens gastronomia e hospitalidade, o índice de avaliação positiva desses turistas é de mais de 97%.

“O maior motivo de comemoração nesta data é a preservação da cultura do povo mineiro e da culinária admirada no mundo todo”, diz Thiago Barros, produtor de uma das cachaças mais tradicionais de Minas Gerais.

A única loja própria da cachaça que a família de Thiago começou a produzir há 166 anos, em uma fazenda na região norte do estado, fica em um dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte: o Mercado Central. Considerado um dos melhores mercados do mundo por revistas especializadas, o espaço reúne produtos como o verdadeiro queijo minas, doce de leite, pimenta, cervejas artesanais da região e, claro, a cachaça.

Pampulha

Outro atrativo turístico da capital mineira é o conjunto arquitetônico da Pampulha, tombado este ano com Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Pampulha conta com as quatro primeiras obras assinadas por Oscar Niemeyer, construídas entre 1942 e 1943, com jardins de Burle Marx, painéis de Candido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa. A obra da Lagoa da Pampulha é composta pela Igreja São Francisco de Assis, o Cassino, a Casa do Baile e o Iate Clube.

Para celebrar seus 119 anos, a cidade perparou uma programação que segue até o dia 30 de dezembro e inclui passeios turísticos gratuitos, além de exposições, cantata nos Centros de Atendimento ao Turista e eventos diversos nos centros culturais do município. A programação completa pode ser acessada pelo site: www.vivabh.ml




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114