Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Quinta, 12 de janeiro de 2017, 19h01

Norte e Nordeste têm roteiro de turismo integrado


Na divisa entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, conhecida como MaPiTo, o visitante vai encontrar locais repletos de belezas naturais únicas, como os Lençóis Maranhenses (MA), o Parque de Sete Cidades (PI) e o Jalapão (TO).

A viagem pode começar por uma das três capitais do roteiro turístico: Palmas - no Norte do Brasil -, ou ainda nas vizinhas do Nordeste: São Luís (MA) e Teresina (PI). As cidades reúnem festas populares, rica culinária regional e grandes atrativos naturais.

Palmas

Inaugurada em 20 de maio de 1989, Palmas é conhecida pela moderna arquitetura, mas tem muito mais a oferecer. A majestosa Praça dos Girassóis abriga palácios como o Araguaia, sede do governo, e monumentos dedicados aos índios, Carlos Prestes, entre outros.

A capital fica nas margens de uma barragem que represa o rio Tocantins e são muitas as opções de praias fluviais, entre elas, a Graciosa. Palmas é também o portal de entrada para o Jalapão, um complexo de serras, vales, cachoeiras e dunas com uma gama de atrativos que proporcionam aventura e ecoturismo aos visitantes.

Maranhão

No Maranhão, cultura, tradição e belezas naturais formam um trio difícil de resistir. O Centro Histórico de São Luís, com seus casarões vestido de azulejos, é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os monumentos refletem a história de uma cidade que foi disputada por franceses, holandeses e portugueses. Da miscigenação dos colonizadores com índios e escravos surgiram crenças, lendas, danças e pratos típicos que tornam a experiência do viajante ainda mais especial.

A partir da capital é possível chegar aos belos e paradisíacos Lençóis Maranhenses, um gigantesco conjunto de lagoas e dunas.O artesanato de fibras vegetais é outro destaque na região e encanta os visitantes que desejam levar uma lembrança do local para casa.

Teresina

Teresina é banhada pelos rios Poty e Parnaíba. Este último separa o Piauí do Maranhão e desagua no Oceano Atlântico em forma de delta (com cinco “braços” entre os dois estados) e dezenas de ilhas, dunas e muitas opções de passeios para conhecer as belezas naturais da região.

A capital, nascida em 1852, é uma mescla do antigo com o moderno. A gastronomia é marcada pelos sabores do sertão nordestino. As tradições regionais também se apresentam no artesanato e demais manifestações culturais.

A partir da capital piauiense, é possível acessar o Parque Nacional de Sete Cidades, um dos principais sítios arqueológicos do Brasil. Entre as atrações mais conhecidas estão: a Biblioteca, Pedra da Tartaruga, Os Três Reis Magos, Os Canhões, Cabeça de Dom Pedro, Arco do Triunfo e as cachoeiras do Riachão e o Olho D’água dos Milagres. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114