Cuiabá | MT 20/04/2024
Turismo
Sexta, 10 de fevereiro de 2017, 22h19

Mato Grosso participa da 90ª Reunião do Fornatur em Brasília


Representando o Governo de Mato Grosso, a adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) marcou presença na 90ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo- Fornatur, realizada nesta quinta-feira (09.02), em Brasília. O encontro serviu para colocar em debate temas importantes para o desenvolvimento do turismo nacional.

Na pauta do Fornatur, assuntos como a participação do Brasil (Espaço Embratur) nas feiras internacionais, a indicação de verba para o fortalecimento institucional dos Estados por meio de chamada pública, a futura campanha promocional do turismo da região Norte, o apoio à participação na WTM Latin América e a articulação para a isenção de vistos de turistas de países selecionados foram discutidos pelo colegiado formado pelos secretários estaduais de Turismo e presidentes de órgãos estaduais de Turismo e diversas entidades do setor.

Em seu pronunciamento, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão reforçou a necessidade de mais recursos para a promoção internacional e afirmou que a reformulação do modelo de atuação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em estudo pelo Governo Federal, poderá ajudar neste sentido, permitindo uma melhor divulgação dos atrativos de Estados e Municípios no exterior. Beltrão também falou sobre as ações previstas em um pacote de medidas elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur) com o objetivo de alavancar o setor e defendeu a união de esforços a fim de consolidar a importância do turismo. “Precisamos fazer com que todos os entes federados entendam que o turismo tem que ser tratado como prioridade. Se isso ocorrer, podemos ser um dos grandes propulsores da geração de empregos no país”, declarou.

Portal Visit Brazil

Durante o encontro, a equipe da Embratur deu detalhes do novo portal ‘Visit Brazil’ que buscará incrementar a atração de visitantes ao Brasil a partir da diversificação da oferta de atrativos nacionais, com foco nas possíveis experiências dos turistas. O site estará disponível nas versões em português, inglês e espanhol.

Outro assunto apresentado pelo órgão federal foi o projeto ‘Brasil Junino’, cujo objetivo será aumentar a visibilidade dessas festas no exterior e despertar o interesse do turista internacional. Estão previstas, neste ano, apresentações culturais de sete Estados que se destacam no segmentona Europa, associadas à gastronomia típica.

Parceria com a SPU

Os participantes da reunião acompanharam ainda uma apresentação do secretário-adjunto da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Reinaldo Redorat que explicou a proposta de melhorar o aproveitamento de áreas sob responsabilidade da SPU, otimizando o uso turístico da faixa litorânea, lagoas, rios federais, ilhas fluviais, cavernas e sítios arqueológicos.

O assunto deverá ser tratado em uma portaria interministerial para garantir a gestão compartilhada de terrenos da União. O trabalho conjunto permitirá que os locais sejam considerados de interesse turístico, abrigando espaços como marinas, hotéis e resorts.

Pela portaria, o Ministério do Turismo passaria a ser o órgão gestor dessas áreas em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e uma das atribuições seria proporcionar meios e condições para viabilizar empreendimentos turísticos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114