|
Tweetar |
. |
Turismo é um dos setores que parece não sofrer com nenhum tipo de crise. Mas esta consolidação não é resultado da atualidade. Em 1950, cerca de 25 milhões de pessoas viajavam a turismo ou a trabalho, em 2000, número saltou para 670 milhões e em 2015 mais de 1 bilhão de viajantes andam em todo mundo, a cada ano.
O cenário acima, bastante atrativo foi tema do painel, "O perfil do turista atual", proferido pela a mestra em Turismo, Leonora Guedes Vieira.
Segundo a professora a China lidera o ranking mundial de emissões de turistas desde 2004. Já o meio de transporte mais utilizado para viagens no mundo é o avião seguido do carro e do trem. E no Brasil, o meio de transporte mais utilizado é o carro, logo depois o ônibus e o avião em terceiro lugar.
Dos cinco países que mais visitam o Brasil, quatro são da América Latina. Em primeiro lugar aparece a Argentina. Em segundo os Estado Unidos.
"Apesar de serem os visitantes em maior numero no país, os argentinos não são os que mais costumam gastar em viagens, e em geral, procuram visitar lugares com muita praia e sol. Lugares na região Centro Oeste não costumam ser uma opção", afirmou.
A pesquisa revela ainda que apesar do alto potencial turístico os brasileiros não conhecem o Brasil. Cerca 44% da população nunca viajou a turismo pelo país.
E quem viaja prefere a praia, concentra 60% da preferência. Leonora destaca ainda que mecanismo de busca por pacotes de viagens mudou graças ao acesso à internet, e segundo a pesquisa, 40% das buscas e compras são realizadas por meio de sites.
"Os fatores levados em conta na hora de escolher o local de destino tem como principal critério o preço, depois a localização e só então aparece a segurança", afirmou.
HOTEL X INTERNET – Ao fim do segundo dia de palestras, o administrador e analista técnico do Sebrae/MT, Filipe Corrêa da Costa, palestrou sobre o "Marketing Digital e Redes Sociais",deu dicas de como as empresas, ligadas ao turismo, podem ter sucesso na internet.
Ao contrário do que todo mundo pensa, redes sociais como Facebook e Instagram dão pouco retorno quando o assunto é vendas. O ideal são sites de busca e o impulsionamento, por mecanismo de busca, do próprio site da empresa , estes sim resultam em maior retorno financeiro.
"Existem inúmeras ferramentas disponíveis hoje em dia na internet que podem fazer você bombar o site da sua empresa ou suas mídias sociais", informou.
Segundo Filipe, investimento em sites de busca, como o Google, podem privilegiar a sua empresa no momento em que algum usuário pesquisa serviços no segmento de turismo.
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114