Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 07 de setembro de 2017, 17h49

Cerca de 5 mil pessoas devem visitar parques estaduais da capital no feriado prolongado


A expectativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é que cerca de 5 mil pessoas visitem os três parques estaduais Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô, e Massairo Okamura, localizados em Cuiabá. As unidades de conservação funcionarão normalmente neste feriado prolongado, de quinta-feira (07.09) a domingo (17.09), das 6h às 18h.

O gerente do parque Mãe Bonifácia, coronel da Polícia Militar Celso Benedito Pinheiro, acredita que mesmo com o calor predominante e a baixa umidade relativa do ar, o número de visitantes no local deve aumentar em 50%. “O feriado traz alegria às pessoas, sendo uma ótima oportunidade de se divertir, sair da rotina diária, contemplar a natureza, fazer caminhada, e até mesmo encontrar os amigos para fazer um piquenique”.

Ele explica que estar nos parques é uma boa opção de lazer para combater o estresse do cotidiano, pois o contato com as árvores, os pássaros e outros animais silvestres, como cutias, macacos, tamanduás-mirins, quatis, iguanas, gera sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade. “O espaço também contribui com fortalecimento do relacionamento familiar e social, pois as famílias e amigos vêm confraternizar”.

Mensalmente, os três parques costumam receber uma média de 40 mil visitantes. Nas férias geralmente esse número chega a 50 mil. O fato de os parques estarem localizados em pontos estratégicos, facilita o acesso de toda a população cuiabana

Atrações

Localizado na Av. Miguel Sutil, nas proximidades do Bairro Santa Helena, o Parque Mãe Bonifácia dispõe de uma estrutura ampla, com uma área de 77 hectares. Além dos 9 km de trilha para os simpatizantes da caminhada, o local ainda oferece equipamentos multifuncionais para prática de exercícios físicos, playground infantil com área de 300 m², áreas para piquenique em baixo das árvores ou na Concha Acústica e um casarão com algumas salas de reuniões que podem ser usadas para leitura.

Com 66 hectares, o Zé Bolo Flô possui 3,1 km de trilha e está localizado na região do Coxipó. Já a unidade de conservação Massairo Okamura possui a menor área, com apenas 53 hectares e cerca de 2 km de trilha. Por estar situado na Av. do CPA, o local recebe moradores da região da grande Morada da Serra e bairros adjacentes. Dentro do parque existe um espaço com equipamentos para prática de atividades físicas. E para amenizar o calor passam no local duas nascentes de afluentes do Rio Cuiabá que junto das árvores contribuem com o clima do ambiente.

Cuidados necessários

Os parques estaduais são unidades de conservação e por isso é proibido levar animais de estimação, por oferecerem riscos à fauna local. Outro ponto importante destacado pelo gerente do Mãe Bonifácia é que os animais não devem ser alimentados. Isso vale para os macacos, por exemplo, que não podem ingerir alimentos destinados a humanos.

A Sema orienta que as famílias precisam supervisionar as crianças, pois o espaço dos parques oferece diversas situações naturais que podem levar a quedas e ferimentos, como galhos secos e pontiagudos, pedras e buracos. Isso vale para as trilhas, o parquinho e os banheiros.

Serviço

Para tirar dúvidas ou saber outras informações sobre os parques estaduais, basta entrar em contato com a coordenadoria de unidades de conservação da Sema, pelos telefones (65) 3613-7224/ (65) 3613-7253 ou pelo e-mail cuco@sema.mt.gov.br.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114