Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Quinta, 15 de fevereiro de 2018, 19h31

Destinos turísticos de Mato Grosso ampliam participação na economia


.

Os municípios mato-grossenses melhoraram sua posição na categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo (MTur). Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas para o setor e direcionamento de verbas federais.

A atualização da categorização foi divulgada esta semana pelo Ministério do Turismo e revelou um crescimento, em todo Brasil, da atuação do turismo em 358 municípios. O estudo também revelou queda no desempenho de alguns municípios. Os dados atualizados são de 2017 comparativos ao ano de 2014, quando foi realizada a primeira categorização.

Em Mato Grosso, que tem 94 municípios inseridos no Mapa do Turismo, 16 deles conseguiram subir de categoria, enquanto três desceram. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios são divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’.

Os melhores índices no estado foram nas categorias B e C, o que fez com que o número de municípios na categoria D diminuísse. Em Mato Grosso, apenas Cuiabá figura na categoria A, ou seja, possui maior participação na economia do turismo, de acordo com as variáveis consideradas na metodologia.

Na categoria B, o número de municípios saltou de cinco para nove. Na C, o estado tinha 19 e agora figura com 25 municípios. Na categoria D, o total de municípios mudou de 63 para 52; e na E o estado foi de seis municípios para sete. Apenas três municípios desceram de categoria: Canabrava do Norte, Luciara e Araguainha.

De acordo com as regras do Ministério do Turismo, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Destacam-se positivamente os municípios da região turística do Pantanal Mato-grossense, onde cinco subiram de categoria: Poconé, Santo Antônio Leverger, Barão de Melgaço, Cáceres e Nossa Senhora do Livramento.

“A melhoria de categoria dos municípios de Mato Grosso reflete o investimento que o Governo do Estado tem feito no turismo nos últimos três anos. No Pantanal, por exemplo, está em andamento a reforma e a troca das pontes da transpantaneira. Outro grande investimento está sendo feito em todo corredor do ecoturismo, que envolve o Pantanal, Nobres, a região Jaciara e Juscimeira e Chapada dos Guimarães”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone.

De acordo com o MTur, a intenção não é hierarquizar, mas sim agrupar municípios com características semelhantes para que sejam traçados parâmetros para atendimento a diferentes necessidades. Para o Ministério, a evolução nas categorias de municípios da mesma região revela o sucesso da estratégia de regionalização do turismo, adotada pelo Ministério desde 2004.

“A categorização mostra a forma como o município está transformando seu potencial turístico em produtos turísticos. Com essa atualização, é possível perceber que alguns municípios estão se estruturando em regiões e fortalecendo, naturalmente, a economia do turismo”, afirma o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luis Carlos Nigro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114