Cuiabá | MT 24/04/2024
Turismo
Quarta, 04 de abril de 2018, 09h33

Peregrinos lotam Parque Estadual da Serra Azul durante feriado santo


.

Fiéis de toda a região do Araguaia realizaram na sexta-feira Santa (30.03) a subida dos 1.204 degraus da escadaria da fé até o mirante do Cristo Redentor no Parque Estadual da Serra Azul (Pesa) em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), para realizar orações, fazer pedidos de curas, milagres e pagar promessas.

A movimentação no Parque foi intensa. Desde às 06h já havia um número significativo de romeiros se encaminhando para a entrada da escadaria, com o objetivo de cumprir uma tradição do município de mais de 50 anos.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar e da Força Aérea, além dos Brigadistas da Aliança da Terra e voluntários da Associação dos Amigos dos Animais fiscalizou a movimentação no parque. Já o Corpo de Bombeiros prestou auxilio para aqueles que tinham algum tipo de dificuldade na subida.

Segundo a Gerente do Parque, Cristiane Schnepfleitner, o evento foi possível graças ao esforço das instituições envolvidas na organização e condução da peregrinação, buscando essencialmente a segurança das pessoas e a proteção do Parque. O evento se tornou realidade graças a uma parceria entre a Sema, por meio da gerência do Parque, e da prefeitura de Barra do Garças.

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a adesão ao evento demonstra a importância que a Unidade de Conservação tem no dia a dia da população local. “O contato do cidadão com a natureza é fundamental para que ele nos auxilie na preservação e por isso foi feito todo o esforço para que os peregrinos pudessem cumprir a peregrinação no Parque, algo que já está arraigado na cultura da região”.

 

Serra Azul

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares, localiza-se nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no bioma cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada Astyanax xavante. Foi criado pela Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, por iniciativa popular, como uma das 46 unidades de conservação do Estado.

Com a proposta de oferecer segurança aos visitantes e cumprir as recomendações do MPE, a Sema executou a reforma da guarita da entrada principal e toda a reestruturação da área da escadaria e do Mirante do Cristo Redentor.

A unidade de conservação (UC) foi fechada em agosto de 2014 em razão de uma notificação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área.

De 2014 até a presente data a Sema, por meio da Gerência Regional, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso- Comarca de Barra do Garças, vem desenvolvendo ações para a reabertura da UC. Em dezembro de 2017 foi reaberta a entrada ao Parque via Escadaria da Fé, após o término da construção da guarita, melhorias na escadaria e revitalização dos Mirantes do Cristo Redentor e da Nossa Senhora. Até o dia 19 de março foram registrados 41.465 visitantes.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114