Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 11 de maio de 2021, 22h41

MTur promove seminário sobre estratégia nacional de qualificação em turismo


 

.

O Ministério do Turismo promoverá entre os dias 17 e 19 de maio o “Seminário Nacional de Validação dos Planos Territoriais de Qualificação em Turismo”. O objetivo é analisar a metodologia aplicada em uma série de cursos desenvolvidos pela Pasta desde o ano passado, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e que têm como foco trabalhadores, empreendedores e gestores de turismo das 30 rotas turísticas estratégicas brasileiras envolvendo 177 municípios. A partir desta avaliação será possível expandir o formato para outros destinos do país.

O seminário será online e gratuito. Para participar das discussões, o Ministério do Turismo e a UnB convidam os integrantes das redes de qualificação das bases territoriais; gestores públicos e privados; pesquisadores; professores; e membros da comunidade turística. Para se inscrever clique AQUI.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destaca que o objetivo é realizar uma análise crítica da metodologia desenvolvida para a implantação da Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT) a partir do programa Qualifica + Turismo.

“Vamos analisar, em conjunto com os atores participantes da elaboração dos planos e projetos, a qualidade e a viabilidade de sua prática. Este encontro vai ser uma oportunidade de trocarmos experiências a partir das ações já realizadas localmente e compartilharmos metodologias no intuito de ampliar a participação de mais cidades brasileiras neste programa”, afirmou França.

A diretora do Departamento de Qualificação do Turismo, Andréa de Souza Pinto, destacou a participação de todos os atores envolvidos nas capacitações realizadas até o momento. “As metodologias foram desenvolvidas por mais de 100 pesquisadores vinculados a 25 instituições públicas de ensino superior das cinco regiões brasileiras, que atuaram nesta pesquisa aplicada, solicitada e financiada pelo Ministério do Turismo e coordenada pela Universidade de Brasília”, comentou.

O encontro ocorrerá das 09h às 13h e das 14h30 às 19h30 nos dias 17, 18 e 19 de maio e será transmitido pelo canal do Centro de Excelência em Turismo da UnB, no YouTube.

QUALIFICA + TURISMO – Para identificar as demandas de capacitação em destinos turísticos estratégicos do país, o Ministério do Turismo firmou um acordo de cooperação com a Universidade de Brasília. A ideia é identificar as principais necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do país e, desta forma, direcionar as capacitações para trabalhadores e gestores do setor.

As qualificações são realizadas pelo Ministério do Turismo, sob a coordenação da UnB, e conta com as participações da Rede Nacional de Pesquisadores e Rede de Instituições de Ensino locais. Com este formato, até o momento, foram concluídas 15 capacitações de um total de 30 nas rotas turísticas que integram o programa Investe Turismo.

O programa Investe Turismo busca acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de rotas estratégicas brasileiras por meio de uma série de ações, entre elas a capacitação, desenvolvidas em parceria com o Sebrae e a Embratur.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114