Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Quarta, 23 de maio de 2012, 17h26

Pesquisa aponta que 26% dos turistas estrangeiros optam pelo segmento de natureza


Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) apontou que 26,9% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil optam pelo segmento de natureza, ecoturismo e aventura. A preferência ainda é pelo segmento sol e praia, cerca 60,2%. Estes dados, que são referentes a 2011, mostram ainda que a principal motivação das viagens dos turistas estrangeiros ao Brasil ainda é o lazer, 46,1%. Viagens a negócios ou para participação em feiras e convenções representam 23,3%.

Para dar uma turbinada nestes números e despertar o interesse do turista estrangeiro para a região central do País, como Mato Grosso que é referência em ecoturismo e turismo de aventura, o Ministério do Turismo e a Embratur estão desenvolvendo várias ações, entre elas, a divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Participação em eventos, feiras e campanhas publicitárias são algumas das estratégias utilizadas pelo Governo Federal.

“O mundo precisa conhecer o interior do Brasil e suas belezas naturais. O destino sol e praia já está massificado, agora vou intensificar a divulgação também do destino ecoturismo e turismo de aventura, que atrai grande interesse do turista internacional, principalmente o europeu e americano”, declarou o presidente da Embratur, Flavio Dino.

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, comentou o anúncio que a Embratur está divulgando na mídia nacional e local, nessa terça-feira (22.05). O anúncio ressalta que a cada ano, o turismo brasileiro tem mais motivos para celebrar.

“No material publicitário a Embratur destaca que o turismo vem batendo recordes seguidos com o crescimento da entrada de divisas e turistas no País. Este crescimento é atribuído a parceria com empresários e profissionais do setor, ao apoio das autoridades do turismo e do povo brasileiro. Isso significa que a participação em eventos patrocinados pela Embratur no exterior e a divulgação dos destinos turísticos de Mato Grosso vem contribuindo com o aumento do interesse do turista internacional com o Brasil”, comentou Teté Bezerra.

Em 2003, os turistas deixaram no Brasil US$ 2,479 bilhões. Já em 2011, esse número subiu para US$ 6.775 bilhões. O número de visitantes também aumentou de 4,1 milhões em 2003 para 5,4 milhões em 2011. Este número, segundo o presidente da Embratur, pode aumentar ainda mais em 2012, com o apoio do estados na divulgação dos atrativos turísticos do País.

“Nossas belezas naturais e a receptividade do nosso povo são pontos positivos que contribuem para consolidar a imagem do Brasil no exterior. Sabemos que o nosso país é apontado como um mercado extremamente promissor visto sua notória riqueza natural. E, não se pode falar em belezas naturais brasileiras sem falar de um dos Estados mais contemplados no quesito: o Mato Grosso. Dono de um enorme patrimônio ecológico e cultural, Mato Grosso encanta por suas belas paisagens. O único Estado que possui três biomas (Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado), e desta forma é motivo de orgulho por sua elevada produtividade e pelo potencial turístico. Todo esse potencial precisa ser descoberto pelo mundo”, concluiu o presidente da Embratur, Flavio Dino. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114