Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 11 de julho de 2014, 17h56

2ª BBEST oferece cursos tutoriais sobre produção de biocombustíveis


Agência FAPESP – A segunda edição da conferência Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST), que ocorrerá de 20 a 24 de outubro, em Campos de Jordão (SP), vai oferecer uma série de cursos tutoriais abrangendo aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais da produção e do uso de biocombustíveis, com ênfase no etanol de cana-de-açúcar.

Dirigidos a profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas relacionadas ao tema, os cursos serão realizados no dia 23 de outubro, divididos em oito tutoriais que cobrem os princípios e as bases da ciência e da tecnologia do setor, tratando dos seguintes tópicos: produção de cana-de-açúcar; práticas agrícolas; biocombustíveis avançados e a produção de etanol no Brasil; rotas bioquímicas para etanol celulósico; rotas termoquímicas para biocombustíveis; biorrefinarias; motores biocombustíveis; e sustentabilidade de biocombustíveis.

Os cursos tutoriais integram uma extensa programação científica que conta ainda com apresentações dos trabalhos orais e pôsteres, palestras plenárias e mesas-redondas, entre outras atividades.

Entre os destaques está o Policy Day, no dia 20 de outubro, dedicado ao debate de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor, destacando a bioenergia e questões relacionadas a segurança alimentar, ambiental, energética e de desenvolvimento sustentável.

Os temas surgiram durante o Rapid Assessment Process, de pesquisadores do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), realizado em dezembro de 2013, em Paris, na França, com experts de 21 países.

Feira e visitas técnicas

Em paralelo, empresas nacionais e de diversos outros países terão espaço para apresentar, em uma feira de exposição comercial, suas novas tecnologias relacionadas a bioenergia em genética, enzimas, leveduras, produção de culturas de biomassa, etanol e biodiesel, processos de engenharia, instalações industriais, biorrefinarias, motores e células de combustível, entre outras áreas.

Ainda como parte da programação, os participantes poderão se inscrever para fazer visitas técnicas ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e à Usina São Manoel, conhecendo as áreas industrial e agrícola da empresa do ramo canavieiro. Os custos da inscrição nas visitas incluem transporte, alimentação e acomodação.

Competição

Durante a 2ª BBEST ocorrerá também a BE-BASIC International Design Competition for Students, que concederá bolsa de R$ 30 mil ao autor da melhor proposta de plano de inovação para a produção sustentável baseada em bioenergia. Podem participar estudantes de mestrado ou doutorado, individualmente ou em grupo, e o prazo para submissão de propostas se encerra no dia 20 de setembro.

Já resumos de trabalho para apresentação no evento serão aceitos até 20 de julho. As melhores produções também serão premiadas.

Mais informações sobre inscrição de trabalhos e a programação completa do evento, incluindo os roteiros das visitas técnicas, estão disponíveis em www.bbest.org.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114