Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 14 de julho de 2014, 16h53

Fique Seguro alerta sobre cuidados com botijão


O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, é um dos principais causadores de acidentes domésticos. No intuito de evitar incêndios e explosões pelo mau uso de botijões de gás, a Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) vai visitar todas as coordenadorias do Tribunal, bem como as comarcas do interior do Estado, entregando cartilhas e realizando palestras sobre o assunto.

O tema é mote da Campanha Fique Seguro deste mês.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, José Neto da Silva Lima, é fundamental tomar certas medidas preventivas para garantir a segurança de todos, seja em casa ou no local de trabalho.

“Os cuidados já devem começar na hora da compra do produto. Deve-se prestar atenção na identificação da distribuidora, verificando se tanto o caminhão de entregas quanto o botijão trazem a mesma marca. O lacre sobre a válvula também não pode estar violado e deve apresentar a marca da distribuidora.

Além disso, recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas”, alerta o oficial.

Sobre a instalação do botijão, o capitão ressalta que é algo relativamente simples, mas que exige algumas precauções. A mangueira de gás e o regulador de pressão devem ser aprovados pelo Inmetro e estar dentro da data de validade.

Após o prazo de cinco anos, ambos devem ser substituídos.

O botijão deve ficar longe de tomadas, interruptores, instalações elétricas e ralos, para onde o gás pode escoar e causar explosões. Além disso, o produto deve ficar em local ventilado e nunca dentro de armários.

Quanto às explosões de botijões de gás, capitão Neto destaca que não passa de um mito.

“O que ocorre é que quando o botijão vaza, o gás GLT é comprimido em um espaço fechado e ao entrar em contato com uma fonte de ignição, explode”, explica. Por isso, em caso de vazamento é fundamental abrir as janelas e portas para deixar o ar circular e não ligar interruptores de luz.

Instalação - Instale o botijão rosqueando a borboleta do regulador na válvula. Não use ferramentas para fazer isso, apenas as mãos.

Para ver se há vazamento, faça espuma de sabão e aplique sobre a válvula. Se a espuma borbulhar é porque há vazamento. Repita a operação. Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir. Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora.

Cuidados:

- Nunca deite o botijão de gás e nem o coloque em local fechado;
- Nunca faça extensões na mangueira no intuito de ampliá-la;
- Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes;
- Ao trocar o botijão, não deixe nenhuma chama acesa;
- Nunca tente ver se há vazamento usando um fósforo aceso;
- Nunca aqueça o botijão para que ele “renda mais”.

A campanha Fique Seguro é promovida pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça e tem por objetivo levar orientações sobre segurança aos servidores do Poder Judiciário. A cada mês, um tema é apresentado por meio de reuniões realizadas nos departamentos.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114