Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Quinta, 17 de julho de 2014, 16h44

Governo de Mato Grosso cria Ouvidoria Especializada do Pronatec


A Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) formalizaram na quarta-feira (16.07) o termo de cooperação técnica para instalação da Ouvidoria Especializada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O funcionamento é imediato, por meio do sistema web “Fale Cidadão”, coordenado pela AGE, por meio da Ouvidoria Geral do Estado.

A iniciativa é inédita no país e será comunicada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela coordenação geral do Pronatec em âmbito nacional, como uma boa prática de gestão para servir de referência a outros estados.

Na oportunidade, o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, ressaltou que a ideia é estabelecer um canal ágil, direto e específico de comunicação com a comunidade envolvida direta e indiretamente com o Programa para críticas, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informação com vistas a aperfeiçoar a prestação do serviço no Estado.

Ele destacou que, além de solucionar situações pontuais, a Ouvidoria do Pronatec funcionará como instrumento de gestão e de fiscalização, na medida em que, por meio do sistema “Fale Cidadão”, é possível produzir relatórios para subsidiar a tomada de decisão.

“O sistema permite a geração de diagnósticos automáticos e voluntários acerca de como está o funcionamento do Programa aos olhos dos alunos, dos professores, da comunidade e de outros atores envolvidos no Pronatec”, comentou.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, o desafio será estimular a participação social no Programa por meio da Ouvidoria Especializada, como “instrumento de transformação social e de correção de rumos”.

“Para isso, teremos que fomentar a ideia de que a Ouvidoria não é somente um canal para receber reclamações, mas também para receber contribuições de melhoria”, salientou.

A secretária-adjunta da Ouvidoria Geral do Estado, Edilene Lima, destacou que, apesar da Secitec possuir ouvidoria setorial, a criação de uma unidade especializada é necessária em virtude da grande abrangência e especificidade do Pronatec.

“Precisamos de uma linguagem própria e unificada para responder às demandas”, salientou.

A Ouvidoria do Pronatec funcionará nos moldes de outras ouvidorias especializadas do Governo do Estado, como no caso da Secretaria de Estado Segurança Pública que, além da ouvidoria setorial, possui ouvidorias do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil e Perícia e Identificação Técnica (Politec).

Elas são vinculadas administrativamente à respectiva pasta, com diretrizes, políticas e suporte técnico-operacional da Ouvidoria Geral.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114