Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 30 de julho de 2014, 13h56

Instituto promove ação para divulgar cursos gratuitos na Baixada Fluminense


Professores, servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) promovem, até o fim da tarde de hoje (30), o segundo IFRJ em Movimento, em Nilópolis, na Praça Vereador Orlando Hungria (Praça do Estudante), na Baixada Fluminense. O principal objetivo do evento é despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no instituto em Nilópolis e divulgar a cultura e a ciência na região.

Serão oferecidas diversas atividades como oficinas de libras e biologia, atividades sobre educação alimentar, cooperativa de reciclagem, além do incentivo à doações de livros. De acordo com a professora e organizadora da IFRJ em Movimento, Giselle Rôças, as pessoas não sabem da existência da instituição e muitas têm preconceito pelo fato de a instituição ser na Baixada Fluminense.

"A gente tem três campus na Baixada Fluminense: Caxias, Mesquita e aqui em Nilópolis, e a população não conhece. Queremos que as pessoas venham se inscrever e queremos mostrar também como isso tudo está integrado. Há um certo preconceito porque a instituição é na baixada e as pessoas acham que o ensino vai ser mais fraco e quando conhecem a instituição elas percebem que não é isso", explicou ela.

Segundo a professora, no primeiro movimento, a equipe do IFRJ recebeu cerca de 300 pessoas, e a expectativa para o evento de hoje é que mais pessoas visitem o espaço.

Durante a programação, os alunos e professores vão fazer mostra de insetos e bactérias, apresentações culturais e exposições de matemática. São oferecidos alguns cursos como o de mestrado em ensino de ciência, lato sensu em gestão ambiental, e linguagens artísticas, licenciaturas em química, física e matemática, bacharelado em produção cultural, além de cursos do ensino médio técnico.

Há diversas formas de ingresso no IFRJ. "Seja por meio do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e alguns cursos se dão por processo seletivo interno", explicou Giselle Rôças. O instituto atende a cerca de 15,6 mil alunos e oferece 32 cursos de ensino médio técnico, 19 cursos de graduação, oito cursos de especialização e quatro de mestrado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114