Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 28 de agosto de 2014, 19h24

Exército realiza Painel Econômico na Fiemt para conhecer a economia de MT


Uma comitiva de oficiais superiores do Exército realizou hoje (28/08) o ‘Painel Econômico da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)’, na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Representantes da Fiemt, do Movimento Pró-logística e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) apresentaram para os oficiais instrutores e alunos da ECEME o cenário atual da economia e os entraves para o desenvolvimento.

O vice-presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais da Fiemt, Serafim Melo, ministrou uma palestra sobre a infraestrutura de Mato Grosso e a necessidade de consolidar a integração sulamericana. “Apresentamos o trabalho que a Fiemt realiza e mostramos a política em que atuamos há 20 anos para buscar alternativas para as empresas. Com infraestrutura teremos como consolidar a integração. Os chilenos, por exemplo, são altamente agressivos comercialmente. Eles têm acordos comerciais com 55 países que representam 80% do PIB mundial. Temos que explorar mais esses relacionamentos”, disse.

Com o tema ‘Escoamento da produção – agronegócio e gargalos logísticos’, o vice-presidente do Movimento Pró-Logística, Edeon Vásques, apresentou as dificuldades para a economia mato-grossense. “Trabalhamos para solucionar os problemas logísticos do Estado, e a meta é reduzir o frete. Mato Grosso tem o custo de frete mais caro do mundo. Da cidade de Sorriso até a China, pagamos US$ 190, enquanto os americanos pagam US$ 71 de Illinois à China. Temos que saber quais são as soluções de baixo custo de transporte para que possamos aumentar a competitividade do Brasil no comércio internacional”, analisou.

De acordo com o tenente-coronel, Régis Rodrigues Nunes, a atividade tem o objetivo de aplicar a metodologia do estudo estratégico de área, identificar potencialidades regionais, os principais problemas estratégicos das áreas visitadas e os seus reflexos na expressão militar. “O emprego do exército em qualquer parte do Brasil é harmônico, não isolado, diante das necessidades da sociedade. Conhecer as federações, o trabalho, as peculiaridades e as respectivas necessidades nos facilita para sabermos como e onde iremos atuar para atender as necessidade do campo econômico”, finalizou.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114