Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 10 de setembro de 2014, 13h07

AGE prepara órgãos para plano de controle interno para 2015


A Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) reuniu na terça-feira (09.09) servidores das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) para orientá-los acerca da elaboração do Plano Anual de Acompanhamento do Controle Interno (PAACI) para o exercício de 2015. Trata-se do planejamento das atividades das Unisecis em cada órgão e entidade do Governo de Mato Grosso para o próximo ano.

Na ocasião, o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, reforçou a importância das Unisecis no apoio ao cumprimento da missão institucional da AGE, de zelar pela legalidade, qualidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos no Poder Executivo.

Tecnicamente subordinadas à Auditoria Geral, mas vinculadas aos respectivos órgãos e entidades somente para fins administrativos e funcionais, as Unisecis são a extensão da AGE em cada órgão e entidade na verificação da estrutura, do funcionamento, da segurança dos controles e da aderência às normas das atividades sistêmicas.

“Como as Unisecis estão em contato diário com os setores, têm mais capacidade para verificar as fragilidades e necessidades, sugerir melhorias e cobrar providências dos setores. A ideia da existência das Unisecis é que a AGE esteja mais próxima dos órgãos para contribuir com a melhoria dos sistemas de controle, pois o indicador de resultado da AGE não é o apontamento de erros e falhas, mas a melhoria dos controles e da prestação dos serviços públicos”, ressaltou Alves.

FUNDAMENTAÇÃO

O PAACI tem como parâmetros os apontamentos da AGE-MT e dos órgãos de controle externo, tais como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) etc, para melhorias de procedimentos nas áreas de planejamento e orçamento, aquisições, gestão financeira, contabilidade, gestão de pessoas, patrimônio, apoio logístico, convênios e controle interno.

“As atividades para o próximo exercício são definidas por hierarquização de riscos com base nos apontamentos dos órgãos de controle e em entrevistas com os gestores de cada pasta”, disse a analista administrativo, Silvania Regina de Oliveira Galindo, uma das instrutoras da capacitação e a quem coube discorrer sobre a metodologia para elaboração do documento.

No caso de 2015, os PAACIs terão como base os apontamentos relativos aos exercícios de 2013 e 2014 e deverão ser encaminhados até dia 31 de outubro à AGE.

INTERCÂMBIO


O servidor Marcio Cunha Souza, da Uniseci da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), destacou a importância da capacitação e sugeriu a realização de encontros mais frequentes entre os membros das Unidades Setoriais. “É um momento positivo e motivador para troca de experiências e soluções”, disse.

A capacitação voltará a ser realizada na quinta-feira (11.09), às 14h30, no auditório da SAD, para outra turma de membros das Unisecis. Orientações de como elaborar o PAACI podem ser consultadas no site da AGE (www.auditoria.mt.gov.br), no menu superior “Auditoria e Controle”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114