Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Terça, 14 de outubro de 2014, 16h43

TJ recebe consultoria para Plano Diretor de TI


Com o objetivo de dar continuidade aos avanços tecnológicos alcançados até agora, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso contratou uma empresa de consultoria para aprimorar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Judiciário mato-grossense. A iniciativa tem o objetivo de direcionar as próximas gestões através da metodologia que será definida a partir desse trabalho.

O coordenador de Tecnologia da Informação do TJ, Johnny Abdallah, explica que o PDTI serve para delinear todas as diretrizes que a instituição quer dar à sua TI. Trata-se, de acordo com ele, de um plano feito pela administração e que, com base nele, será possível estabelecer os procedimentos e métricas necessários para a gestão do setor e principalmente alcançar as metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para isso, existe o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação, que tem como uma de suas atribuições a validação do PDTI. De acordo com o coordenador, o número de membros foi ampliado e o grupo de trabalho é multidisciplinar. “Essa é a importância do comitê”, reforça.

A coordenadora judiciária do TJ, Rosemeire Pincerato, é uma das pessoas que fazem parte do comitê. O setor que administra, por exemplo, trabalha diretamente ligado à Tecnologia da Informação, já que utiliza diversos sistemas de processamento de dados diariamente.

Ela ressalta que o levantamento de dados é de extrema importância para tomada de decisões e que, por conta disso, muitas vezes é preciso recorrer à TI para obter informações. “Daí a coordenadoria senta com os técnicos para tentar extrair esses dados. Hoje podemos falar que elaboramos isso de forma manual”, comenta. Para ela, o PDTI vai nortear projetos e demandas futuras a fim de trazer melhorias para a área fim.

Etapas

O consultor sênior de Governança de TI da empresa G4F, Marcelo Gaspar Rodrigo e Silva, esclarece que a consultoria é feita em três etapas: planejamento, diagnóstico e, por último, a confecção do PDTI. “A TI é estratégica para qualquer meio de negócio. Todas as empresas que investiram nisso cresceram nos últimos anos. Para o TJ, o PDTI vai ser uma alavanca para as reais necessidades que o Poder Judiciário de Mato Grosso tem em relação à TI”, assegura. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114