Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Quarta, 15 de outubro de 2014, 12h51

TRE distribui presentes em comemoração ao dia das crianças


O dia das crianças foi comemorado pelos funcionários do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso ( TRE-MT) com a entrega de brinquedos, roupas e artigos de higiene pessoal para o projeto ‘Nossa Casa’, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá. O projeto apoia hoje 17 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, que viviam em situação de risco. A campanha foi idealizada pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CED), e contou com a participação dos funcionários do Tribunal para a arrecadação dos presentes.

Os funcionários arrecadaram roupas, brinquedos, roupa de cama, itens de higiene pessoal. Além disso, os adolescentes receberam bolos e laranja para o lanche da tarde. De acordo com a coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Isabela Cristina Néspoli, a campanha firma o compromisso de responsabilidade social registrado no Planejamento Estratégico do TRE-MT.

A campanha começou em 2012 e desde então incentiva as ações de solidariedade entre os funcionários do Tribunal. Em breve, o Tribunal irá disponibilizar um cofrinho no restaurante para quem quiser contribuir com o projeto Nossa Casa. "A celebração do dia das crianças com doações de roupas e brinquedos proporcionou a todos os participantes a experiência da riqueza da partilha", destacou Isabela.

Ajudar esses adolescentes é fundamental para a continuidade do projeto desenvolvido pela Ong ‘Sociedade Beneficente e cultural de proteção a criança e adolescente’. A coordenadora do projeto, Adriana Coimbra, explica que hoje a casa abriga cerca de 17 adolescentes que não têm para onde ir. Eles recebem alimentação, um local para dormir e apoio para estudar.

A casa de apoio existe há aproximadamente 15 anos e vive de parceria e doações como estas realizadas pelo TRE de Mato Grosso. “Aqui oferecemos estrutura para os adolescentes. Somos como uma família. Eles vêm de famílias desestruturadas e são encaminhados pela vara da Infância e Adolescentes e, por meio de parcerias, ajudamos eles. Temos uma parceria com o programa habitacional Minha Casa Minha Vida e conseguimos casas para alguns deles”, explicou Adriana.

As doações fazem diferença na vida de adolescentes que passam seus dias entre a casa de amparo e os estudos. Nas dependências do projeto quem desde muito cedo conviveu com o abandono e o descaso, hoje reencontra sonhos. Um dos adolescentes, de 17 anos, que prefere não se identificar, conta que se esforça para aproveitar a o apoio e se dedicar aos estudos. “Aqui tem uma estrutura boa, eles ajudam muito a gente. Eu estou estudando bastante, vou fazer o Enem e também a prova do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para estudar Ciências da Computação”, explicou o adolescente.


O trabalho tem como prerrogativa a liberdade de escolha do adolescente. Cada um dos internos tem a liberdade de continuar, sair ou retornar ao projeto, no momento em que achar conveniente. “A porta está sempre aberta. Quem fica é porque quer ser ajudado”, define a coordenador Adriana Coimbra. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114