Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 18 de outubro de 2014, 09h52

Presidente da Comissão de Direito Carcerário da OAB/MT apresentará situação do Sistema Prisional em


O presidente da Comissão de Direito Carcerário da OAB/MT, Waldir Caldas Rodrigues, fará explanação durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, a ser realizada nos dias 20 a 23 de outubro no Rio de Janeiro. Ele falará acerca da situação do Sistema Prisional em Mato Grosso, representando a região Centro-Oeste.

A exposição será durante a reunião ordinária dos membros da Coordenação Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário Nacional do Conselho Federal da OAB. Na programação, eles farão inspeção nos estabelecimentos prisionais do Rio de Janeiro, participarão do painel “Sistema Carcerário e Direito Penal” e se reunião para tratar de propostas para o sistema.

Waldir Caldas ressalta que levará aos colegas alguns exemplos que ocorrem em Mato Grosso quanto à ressocialização dos detentos por meio do trabalho, estudo e religião; em especial, em relação ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), onde o índice de reincidência criminal caiu vertiginosamente e, atualmente, conforme o advogado, está em cerca de 7%. “São mais de 400 presos e todos estão trabalhando ou estudando, ou fazendo as duas atividades. Ao aprender um labor, eles passam a acreditar em si mesmos, têm vontade de se recuperar porque há esperança ao saírem”, observou.


O presidente da Comissão de Direito Carcerário afirmou que muitos avanços foram conquistados diante do trabalho conjunto entre os órgãos que compõem o sistema, como a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, a Vara de Execuções Penais, o Ministério Público, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Prisional, e parceiros como a própria OAB/MT. “Todo problema que surge, nós nos reunimos, conversamos com o secretário e os atores do sistema e a OAB/MT tem sido uma grande parceira. Constantemente somos procurados para intermediar demandas dos agentes penitenciários, por exemplo, buscamos solucionar de forma administrativa, conversando e conseguimos muitos avanços”, finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114