Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 22 de outubro de 2014, 17h44

Fiscalização da prefeitura contribui para redução de queimadas


De 1º de janeiro a 21 de outubro deste ano a Prefeitura de Cuiabá emitiu 1.100 notificações para limpeza de terrenos baldios. A fiscalização dos terrenos, realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contribuiu para a redução do índice de queimadas urbanas registrado na Capital.

No período, foram aplicadas 97 multas para que proprietários de terrenos baldios promovessem a limpeza dos mesmos, enquanto em 2013 foram emitidas mais de cinco mil notificações e aplicadas 155 multas por falta de limpeza.

No que se refere à multas por queimadas, de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 160, contra 846 no ano passado.

Mesmo com o fim do período de seca, o coordenador do setor de Terrenos Baldios e Calçadas da Secretaria de Meio Ambiente, Antonio Carlos de Oliveira, afirma que as fiscalizações serão mantidas.

“Continuaremos com o mesmo trabalho durante o período chuvoso para evitar também a proliferação de focos do mosquito da dengue. Os fiscais estão distribuídos por bairros, fazendo levantamento dos terrenos sujos e atendendo às denuncias”, diz.

Além do trabalho preventivo, realizado pelos fiscais de forma contínua durante todo o ano, a população e o clima também contribuíram para a redução das queimadas.

“As pessoas estão mais atentas aos cuidados e prevenções necessários nessa época do ano porque sabem que, além do meio ambiente, elas também sofrem os prejuízos causados pelas queimadas”, afirma.

Prevenção – A redução do índice de queimadas também é resultado do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal. Durante o período de proibição, representantes do órgão realizaram campanha de orientação, esclarecimento e prevenção às queimadas urbanas nas escolas da Capital.

“Realmente, em 2014 registramos um número menor de queimadas. É muito bom saber que as pessoas estão mais conscientes sobre suas responsabilidades. A potencialização dos resultados é fruto do trabalho conjunto da Prefeitura de Cuiabá e de cada morador”, ressalta o coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito.

Para denúncias referentes a terrenos baldios e queimadas, ligue 163, 3616-9614 ou 0800 647 5330. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114