Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Sexta, 28 de novembro de 2014, 15h52

Aspirantes devem compor efetivo da PM em seis meses


Daqui a seis meses, aproximadamente, a Polícia Militar contará com mais 68 oficiais ao posto de segundo tenente que vão reforçar o comandamento de unidades militares de todo Mato Grosso. Esses aspirantes a oficial tiveram sua formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizada na noite desta quinta-feira (27-11). A cerimônia ocorreu no quartel do Comando Geral da PM, em Cuiabá.

O CFO é a forma de ingresso ao oficialato na instituição, que ocorre mediante processo seletivo, por meio de vestibular ou concurso. Passados pela aprovação, conclusão do curso de três anos, os formandos são declarados aspirantes a oficial e realizam estágio prático, de no mínimo seis meses.

Para o comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, “os aspirantes vão realizar seus estágios junto às unidades de policiamento. Esse período é fundamental para a futura atuação desses policiais. Pois é nesse momento que eles vão conhecer o cotidiano prático da função de garantir a segurança pública ao cidadão, vivenciando todo tipo de ocorrência que o policial lida diariamente”.

A turma, denominada ‘Eurico Gaspar Dutra’, conta com 60 homens e 8 mulheres. Dentre as disciplinas teóricas aplicadas ao longo do curso, os aspirantes tiveram conhecimento em diversas áreas. Dentre as disciplinas aplicadas estão Teoria de Polícia, Direitos Humanos e Sociologia e na parte prática estão Tiro Policial, Defesa Pessoal e Técnicas Gerais de Polícia.

Segundo o comandante geral, dentro dos três anos de aprendizado, enquanto cadetes ainda, os “aspirantes também puderam adquirir grandes experiências, com a participação do planejamento do policiamento empregado na Copa do Mundo, realizado em Cuiabá e também dos 30º Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil”.

Para o aspirante Aguinelo Silvestre de Oliveira Junior, primeiro lugar na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), com nota 9,380, “todos estão bastante ansiosos, com muita garra e vontade de atuar, de pôr em prática todo conhecimento adquirido devido a quantidade de estudo. E também de aprender na rua, pelo estágio, com aqueles que já têm a vivência prática e poder, assim, atender a sociedade e a própria Polícia Militar”.

Além do aspirante Silvestre, outras duas aspirantes Bruna Karen Rodrigues Porto e Wilma Wellen Camilo, que obtiveram a segunda (9,325) e terceira (9,280) melhores notas na APMCV. Os três foram homenageados e premiados pelos seus respectivos desempenhos junto à academia de formação militar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114