Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 15 de dezembro de 2014, 19h11

Deddica deve superar número de procedimentos policiais na unidade


A Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil, vai superar os números de procedimentos policiais no ano de 2014 em relação a 2013. Neste ano, de janeiro a 10 de dezembro, foram instaurados e concluídos 1.705 procedimentos, entre inquéritos policiais, termos circunstanciado de ocorrência (TCO), e autos de investigação preliminar. Em todo o ano de 2013 foram 1.728 procedimentos elaborados na Deddica.

A unidade investiga crimes de naturezas diversas como maus tratos, lesão corporal, homicídio, abandono, entre outros, onde as vítimas são crianças e adolescentes. Atualmente a maior demanda da Deddica é apuração de crimes sexuais contra os menores, na sua maioria, praticadas por pessoas do seio familiar ou circulo de amizade.

Para o delegado de polícia, Eduardo Augusto de Paula Botelho, o abuso sexual, normalmente, não tem testemunhas, existindo no cenário somente o acusado e a vítima. "Então é fundamental ter um inquérito policial bem trabalhado, redesenhando e identificando realmente o que de fato aconteceu, para que fique comprovada a ação criminosa evitando a absolvição do suspeito", destaca.

A Deddica também possui uma equipe multidisciplinar para cuidar das vítimas, composta por um psicólogo, um pedagogo e um assistente social, que realizam trabalho diferenciado do serviço policial de investigação, ajudando a Polícia a descobrir o que realmente aconteceu com a criança, que muitas não tem coragem de falar sobre a violência vivida pelos diversos fatores como medo, vergonha ou trauma. "Elas recebem atenção dos profissionais e são atendidas na brinquedoteca, cujo espaço é mobiliado com móveis infantis, brinquedos, livros e jogos", explica o delegado.

Outro trabalho desenvolvido pela Deddica são as palestras de prevenção ministradas pela delegada de polícia Luciani Barros Pereira de Lima, em escolas municipais de Cuiabá. A atividade tem como objetivo informar e alertar os adolescentes sobre os perigos, evitando assim que os crimes ocorram. Os temas abordados são violência sexual, drogas e bebidas alcoólicas.

Fiscalizações em bares e casas noturnas também são realizadas com frequência pela equipe de policiais civis da Deddica, para combater a facilitação de vendas de bebidas alcoólicas para adolescentes, favorecimento a prostituição, consumo de entorpecentes, entre outros delitos, além de visar à conscientização dos proprietários dos estabelecimentos comerciais. As ações acontecem em parceria com lideranças comunitárias, Conselho Tutelar, Delegacia Especializada do Adolescente (Dea) e Juizado da Infância e Juventude.

“Neste período de férias escolares os pais ou responsáveis precisam ter atenção redobrada, com os adolescentes e crianças que estão com tempo mais disponível. É preciso se informar bem sobre as festas frequentadas pelos filhos, as companhias e até mesmo monitorar conversas através da internet, sites visitados e mensagens via celular, para evitar algum mal”, alerta o delegado Eduardo Augusto de Paula Botelho.

Em caso de crimes contra menores ou suspeita, é importante que pais, responsáveis, conhecido ou até mesmo a própria vítima, não tenham medo de procurar a polícia para denunciar o fato.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114