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Quinta, 18 de dezembro de 2014, 18h21

ENADE traz UNIVAG em posição de destaque


O  UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande mais uma vez conquista posição de destaque no cenário educacional matogrossense e regional, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Fonoaudiologia alcançou a nota máxima (05), um dos melhores cursos do país. Agronomia, Educação Física e Serviço Social conquistaram conceito 04, demonstrando a alta qualidade da formação oferecida. Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Radiologia alcançaram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 03, nível considerado pelo MEC como de boa qualidade.

O resultado reflete o planejamento orientado para a qualidade do ensino e investimentos no corpo docente e na infraestrutura. "O UNIVAG se posicionou estrategicamente para atuação em alta qualidade. Com isso, adotou uma filosofia educacional de Educação por Competências, que privilegia a inovação educacional e o protagonismo dos estudantes, com altos reflexos na atuação profissional. Temos ainda investido sistematicamente na capacitação de nosso Corpo Docente (majoritariamente formado por mestres e doutores), bem como na garantia da infraestrutura moderna e orientada para as necessidades do mercado de trabalho", explicou o vice-reitor, Professor Flávio Foguel.

Prof. Foguel destacou ainda que a meta de resultado para os cursos ofertados pelo UNIVAG é a conquista da nota 04 ou 05, seja no Conceito Preliminar de Curso (CPC) ou no Conceito de Curso (CC). Atualmente, dos 39 cursos ofertados pela Instituição, 19 já alcançaram esta meta, 12 cursos tem conceito 03 e 08 são novos e aguardam o reconhecimento pelo Ministério da Educação.

"Todos os nossos cursos conquistaram o nível de boa qualidade indicado pelo MEC. E nosso direcionamento estratégico é a excelência, por isso buscamos a nota 04 ou 05, enfatizou Foguel".

O Ministério da Educação avalia os cursos de nível superior oferecidos no país pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esta avaliação acontece de duas formas: in loco, quando avaliadores designados pelo MEC visitam a Instituição para credenciá-la e avaliar seus cursos; e pelo ciclo trienal do Sinaes.

Da avaliação in loco, surgem dois importantes conceitos: o Conceito Institucional (CI), que avalia a Instituição de Ensino de forma sistêmica, e o Conceito de Curso (CC), que avalia os cursos oferecidos pela Instituição.

Já o Ciclo Avaliativo do Sinaes acontece de três em três anos, e dele decorrem outros dois importantes conceitos de avaliação: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o Curso, e o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a Instituição.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), são avaliadas as seguintes variáveis: ENADE – Nota do Concluinte (20%), o IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (35%), a Proporção de Docentes Mestres (7,5%), a Proporção de Docentes Doutores (15%), o Regime de Trabalho dos Docentes (7,5%), a percepção dos alunos para a qualidade da Infraestrutura (5%), a percepção dos alunos para a qualidade pedagógica (7,5%) e a percepção dos alunos sobre as oportunidades de ampliação de formação oferecidas pela instituição (2,5%).

O Professor Flávio Foguel alerta que os principais conceitos de avaliação ficam disponibilizados no site do MEC (http://emec.mec.gov.br) para consulta da sociedade. "Há de se ter muito cuidado nesta análise, pois frequentemente o que se divulga é apenas a Nota dos Concluintes – o ENADE, que tem peso de apenas 20% na avaliação, o que leva a conclusões equivocadas. Deve-se considerar o CPC – Conceito Preliminar de Curso, que efetivamente proporcionará uma avaliação mais completa da qualidade do Curso". A explicação do Vice-reitor deixa evidente que a escolha de um curso superior deve ser realizada com critério pelos vestibulandos e familiares, após consultarem os indicadores corretos. 




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