Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 19 de dezembro de 2014, 17h17

Salgante: conheça o "sal" sem sódio


O sal já é bastante conhecido como vilão da dieta daqueles que prezam pela saúde e bem-estar por ter como principal componente o sódio, responsável por promover a retenção de líquidos, causando inchaço e aumento da pressão arterial, quando consumido em excesso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo de sal recomendado é de dois gramas por dia, podendo chegar ao máximo de cinco. E o consumo dos brasileiros é mais que dobro do limite, 12 gramas por dia.

Consequentemente mais de 44 milhões de brasileiros são hipertensos e necessitam de dieta hipossódica (com redução de sódio). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) registrou e autorizou a comercialização de uma nova categoria de alimento funcional, o salgante, que deverá contribuir para a alimentação saudável tanto quanto o adoçante.

Segundo Eliane de Andrade Dias, nutricionista da Promoção à Saúde Sepaco Autogestão, esse produto é à base de cloreto de potássio e isento de sódio em sua composição, o que auxilia no controle da pressão arterial, evita a retenção de líquidos e inchaços. “É indicado para salgar qualquer tipo de alimento e seu sabor é semelhante ao sal, mas não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180ºC”, recomenda.

Como os brasileiros consomem muito sal, não somente as pessoas com pressão alta serão beneficiadas com essa alternativa, entretanto alguns alertas são necessários, pois tanto o cloro quanto o potássio podem ser prejudiciais à saúde se forem ingeridos em excesso.

Como alerta, Eliane explica que as pessoas com insuficiência renal não devem consumir o produto, pois tendem a acumular potássio no organismo, o que pode ocasionar uma parada cardíaca. Já os hipertensos e diabéticos devem ter cautela, pois 1/3 desses pacientes podem ter algum grau de insuficiência renal. Ela ainda ressalta que “o cloro compete com o iodo em nosso organismo e, muitas vezes, acabamos consumindo excesso de cloro e falta de iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula tireoide”.

É fundamental se certificar que seus rins e tireoide estão funcionando plenamente antes de usar o produto, e apesar de ser uma alternativa, quem optar pelo salgante deve ficar de olho bem abertos para não cometer abusos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114