Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 27 de janeiro de 2015, 15h26

Curso de Manejo Florestal prossegue no Auditório Pantanal


Além das exigências legais o curso aborda temas como Inventário Florestal e a Análise Técnica dos Planos de Manejo e Planos Operacionais Anuais.

Prossegue nesta quarta-feira (28.01), no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) a terceira edição do curso sobre “Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas: Normas e Procedimentos”. Os temas a serem abordados neste terceiro dia de curso serão o Inventário Florestal e suas exigências legais, Equações de Volume para segunda UPA e as normas e procedimentos que orientam as Vistorias Técnicas.

No segundo dia do curso os temas em pauta foram a Geoinformação aplicada ao Manejo Florestal, Análise Ecológica do Diagnostico Florestal, Plano Operacional Anual (POA) e Análise Técnica dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e POA.

A atualização da lista de espécies ameaçadas de extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no final do ano passado, onde constam 31 espécies arbóreas de Mato Grosso foi um dos temas abordados nesta terça-feira.

De acordo com o Analista de Meio Ambiente, Alexandre Erbert, algumas dessas espécies possuem valor comercial considerável interna e externamente como o caso da Itauba, espécie que integra a lista do Ministério do Meio Ambiente, como vulnerável. “Precisamos realizar estudos no sentido de estabelecermos os critérios para manejo dessas espécies de forma diferenciada, atendendo as suas particularidades”, destacou Erbert.

Participam do curso estudantes, engenheiros florestais, servidores da Sema e de órgãos envolvidos com o Manejo Florestal como Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual, Empresa Matogrossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“O curso tem por objetivo difundir e nivelar o conhecimento técnico e normativo em relação ao Manejo Florestal, considerado pela Rio 92, como o instrumento mais equilibrado e eficaz de desenvolvimento econômico e social, com a utilização desse potencial pela geração atual e sua preservação para as gerações futuras”, destacou o Analista de Meio Ambiente e coordenador do curso, Marcos Antonio Camargo Ferreira. Outro objetivo do curso é agilizar o tramite dos processos de licenciamento na Sema a partir do nivelamento do conhecimento entre técnicos, responsáveis e empreendedores.

A capacitação é ministrada por engenheiros florestais e um advogado, todos Analistas de Meio Ambiente do quadro de servidores da Sema.

SERVIÇO

3º Minicurso de Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas: Normas e Procedimentos

Data: 26 a 29 de Janeiro

Local: Auditório Pantanal, da Sema

Informações: gestaodepessoas@sema.mt.gov.br

Fone: (065) 36137279


PROGRAMAÇÃO

Dia 28/01, das 08:00 às 12:00 horas
- Inventário Florestal – Exigências legais, finalidades e análises.
- Equações de Volume para segunda UPA
- Vistorias Técnicas – Normas e Finalidades

Dia 29/01, das 08:00 às 12:00 horas
- Sistemas de Controle de Transformação, Transporte e Comercialização
- Critérios e Indicadores de Sustentabilidade do Manejo Florestal
- Trabalho de EAD
- Considerações finais 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114