Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 16h24

Projeto alia sustentabilidade à solidariedade


Em sua oitava edição, o programa Ribeirinho Cidadão, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e parceiros, traz duas grandes inovações. A primeira é a doação de vestuários, mantas e outros mantimentos em troca do lixo coletado pelas comunidades ribeirinhas nas margens dos rios. A ideia surgiu por meio de uma parceria com a Receita Federal, que vai doar os materiais, e visa levar consciência ambiental à população. O projeto vai atender comunidades ribeirinhas nos arredores de Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Juscimeira e Distrito de Fátima.

“Aproveitamos as doações dos materiais apreendidos pela Receita Federal para fazer essa troca com as comunidades. É uma forma de aliar solidariedade à conscientização ambiental”, explica o juiz responsável pelo programa, José Antônio Bezerra Filho.

O magistrado esclarece ainda que, anualmente, o projeto leva às comunidades serviços essenciais que dificilmente chegariam de outra maneira. “O objetivo é incluir socialmente essas pessoas, que muitas vezes não conseguem ter acesso ao mínimo necessário. Não levamos apenas mantimentos e serviços, levamos esperança, respeito e, principalmente, acesso à justiça”, destaca José Antônio.

Outra novidade trazida para o projeto é o ensino de educação ambiental aos moradores das comunidades. Dois policiais militares, que trabalham no Juizado Volante Ambiental (Juvam), vão se vestir de palhaços para ensinar educação ambiental às crianças ribeirinhas de forma lúdica. O Juvam ainda vai disponibilizar 800 armações de óculos para doação. O dinheiro para o investimento foi angariado através do pagamento de penas alternativas ao juizado.

Projeto – O projeto teve início quando o defensor público e um dos coordenadores do projeto, Air Praeiro, atuava na Comarca de Santo Antônio do Leverger e percebeu as dificuldades que a população ribeirinha tinha em se deslocar até os municípios para solicitar atendimentos jurídicos.

Hoje, o projeto ganhou adeptos e foi dividido em duas etapas, terrestre e fluvial. Uma caravana composta por três embarcações vai percorrer um trajeto, com início em Barão de Melgaço, no dia 19 de fevereiro, e finalização, já na fase terrestre, no dia 6 de março, em Mimoso.

O número de atendimentos também vem evoluindo a cada ano. No projeto Ribeirinho Cidadão 1, por exemplo, foram atendidas aproximadamente 580 famílias. Já na sexta edição, esse número subiu para aproximadamente 2022, o que corresponde a cerca de 4600 pessoas.

São oferecidos serviços como atendimento médico, odontológico e oftalmológico, distribuição de remédios, confecção de óculos, emissão de certidões de casamentos, separação e óbito, orientação jurídica, conciliação, registro civil, registro de paternidade, emissão de documentos de identidade, vacinação, cabeleireiro, identificação civil, título de eleitor, registro para o programa Bolsa Família, entre outros.

O juiz José Antônio Bezerra explica que o sucesso do projeto é resultado de uma ação conjunta entre vários parceiros. “A logística para chegar com todos esses serviços até essas comunidades mais afastadas é imensa. São mais de 90 pessoas envolvidas em todo o processo. E se não fossem os parceiros, isso certamente não seria possível”, pontua.

O TRT, por exemplo, vai doar computadores e móveis, como mesas e cadeiras, além de disponibilizar carros para o transporte até as comunidades. Já a prefeitura de Barão de Melgaço vai disponibilizar assistentes sociais e enfermeiros. O Banco do Brasil vai emitir documentos e orientar sobre financiamentos para moradia. E assim cada parceiro auxiliará com uma parte do atendimento à população.

Também são parceiros do Ribeirinho Cidadão o Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde, Sesc Pantanal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Prefeituras de Barão de Melgaço e Juscimeira, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Secretaria de Segurança Pública.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114