Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 17h12

Mais de 60% dos recuperandos estão em sala de aula


O trabalho conjunto entre as secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Educação (Seduc) tem dado ótimos resultados em diversas unidades do Sistema Penitenciário (Sispen). Um deles se refere à porcentagem de recuperandos da Cadeia Pública de São José do Rio Claro matriculados na Escola Nova Chance: 64%. Do total de 55 apenados, 35 estão participando de aulas do 1º e 2º segmento do Ensino Fundamental.

Duas professoras da Escola Nova Chance e uma coordenadora de ensino da Seduc atendem os estudantes. A aula inaugural, realizada nesta terça-feira (10.02), deu início ao ano letivo na unidade. A medida que os alunos cumprem suas penas e deixam a unidade, eles estão aptos a pedir a transferência escolar e se matricularem em outras unidades de ensino para darem continuidade aos estudos.

“Aqueles que concluírem a educação básica na unidade também podem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressar em universidades ou se preferirem, fazer cursos técnicos”, disse o diretor da Cadeia, Miguel Alexandre Almeida.

A sala de aula possui câmeras e é totalmente climatizada. Os alunos em privação de liberdade contam com equipamentos como TV e DVD para assistir palestras. Todas as horas/aula são revertidas em benefício para o recuperando na forma de remição da pena.

O condenado P. C. B., 29 anos, preso por homicídio, fez o agradecimento em nome dos alunos e disse que quando voltar ao convívio social quer ser pedagogo. Já L. J. S., 27 anos, também preso por homicídio, falou da importância de poder estudar. “Aqui nos temos uma real chance de mudar nossas vidas e nos tornamos cidadãos plenos de nossa liberdade”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114