Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 19h18

Capacitação vai melhorar a qualidade do atendimento na Residência Inclusiva


Os profissionais que atuarão na primeira Residência Inclusiva de Cuiabá estão sendo capacitados nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), na Casa dos Conselhos para prestar atendimento necessário e de qualidade para aqueles que serão atendidos. A ação da Secretaria Municipal de Assistência Social tem a parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas-MT). A unidade foi inaugurada no Instituto dos Cegos há menos de um mês pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.

As palestras vão abordar assuntos sobre o serviço que será oferecido dentro da Política Nacional de Assistência Social, inserido dentro da alta complexidade. Outros temas serão voltados para o serviço que deve ser desenvolvido e os profissionais necessários para os atendimentos dos usuários. “Estamos aqui para auxiliar nas discussões. É atribuição do Estado fazer esse acompanhamento e monitoramento do serviço, visitas técnicas e outras atividades”, explicou a analista e técnica de Referência em Acolhimento da Setas-MT, Fernanda Borges. 

Momento de aprendizado e a incumbência de fazer o melhor para que a primeira Residência Inclusiva seja modelo para as próximas. Com essas palavras o presidente do Instituto dos Cegos, Marcino Oliveira, falou da  importância da capacitação que os profissionais estão passando e falou que a partir de agora o desafio será maior.

Marcino se refere ao fato do Instituo antes atender apenas deficientes visuais e que a partir de agora atenderão deficientes com várias patologias. “Nos comprometemos a dar tudo de nós para sermos modelo para Mato Grosso e fazer um diferencial para prestar um bom serviço. É uma satisfação e agradecemos ao secretário José Rodrigues e ao prefeito Mauro Mendes por confiar no nosso trabalho, sabemos do compromisso de deles com a inclusão social”, disse Marcino.

Um dos principais objetivos da qualificação da equipe que trabalhará na Residência Inclusiva é prestar um trabalho digno e qualificado, atendendo a tantas pessoas com muitas necessidades, as inserindo no mercado de trabalho e dando mais dignidade àquelas com deficiência. 

O secretário de Assistência Social, José Rodrigues, falou da satisfação em fortalecer laços com o Instituto dos Cegos em mais essa parceria e destacou a importância de cada profissional que está fazendo a capacitação. “Temos um elemento importante e que faz a diferença, que são as pessoas que lá trabalham e que hoje passarão por essa qualificação, o que vai nortear o serviço voltado para aqueles que mais precisam. Cada um tem a sua importância dentro do papel social, que é promover a inserção dos assistidos no mercado de trabalho e na sociedade”.

José Rodrigues lembrou que de acordo com o senso de 2010, cerca de 23% da população de Cuiabá tem deficiência. Diante desse cenário, o Governo Federal lançou o ‘Plano Viver Sem Limites’, que a Prefeitura de Cuiabá, no início da gestão Mauro Mendes aderiu e desenvolveu diversas atividades inclusivas. “Que este trabalho sirva de exemplo aos próximos administradores que virão. Um trabalho que garante  acessibilidade para utilizar os espaços públicos e garantir a participação de todos dentro da sociedade”.

A RESIDÊNCIA INCLUSIVA 

A Residência Inclusiva, que fica no Instituto dos Cegos de Mato Grosso, é a primeira unidade no Estado de Mato Grosso e oferta serviço de acolhimento institucional voltado para a proteção social especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência.

Dez pessoas são atendidas na Residência, que é adaptada com estrutura física adequada e localizada em área residencial. O local conta com equipes especializadas e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

A Residência Inclusiva é destinada a este público que não dispõe de condições de auto sustentabilidade ou retaguarda familiar e que estejam em processo de desisnstitucionalização de instituições de longa permanência. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114