Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 24 de abril de 2015, 10h47

Sema e PM atuam para salvar onça atropelada em rodovia


Uma onça parda macho atropelada na Rodovia Emanuel Pinheiro, no trajeto entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no dia 11 deste mês, está recebendo cuidados especiais da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Batalhão de Proteção Ambiental. O animal foi resgatado por Policiais Militares com ferimentos e fratura exposta no quadril e precisou passar por uma cirurgia no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Após receber alta, na semana passada, a onça foi encaminhada ao Batalhão de Proteção Ambiental, localizado em Várzea Grande, onde permanece em tratamento. O gerente de Fauna da Sema, José Ferreira, tem auxiliado diretamente nos cuidados ao felino, que devido aos ferimentos não consegue se locomover. “Temos que ajudá-lo até para se alimentar”. Ele explica que a recuperação está evoluindo, pois a onça já consegue mexer as patas traseiras e aos poucos começou a se alimentar adequadamente, mas ainda não há previsão de ter alta. Assim que se restabelecer, ela passará por uma fase de readaptação ao habitat natural.

Serviço de resgate

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) trabalha em parceria com os setores de medicina veterinária da UFMT e Universidade de Cuiabá (Unic) para oferecer suporte na primeira acolhida aos animais atropelados, recolhidos e resgatados com primeiros-socorros. Também cabe aos parceiros auxiliar durante todo o tratamento até a recuperação do trauma, caso o animal tenha ferimentos.

Atropelamentos

O coordenador de Faunas e Recursos Pesqueiros da Sema, Marcos Ferramosca, alerta que a estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães é considerada uma ‘estrada parque’ e que merece atenção dos condutores devido ao alto fluxo de animais em travessia na pista. “Mesmo com a sinalização, os motoristas ainda trafegam em alta velocidade e acabam atropelando e até matando muitos desses bichos”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114