Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 11 de maio de 2015, 09h09

Prorrogado prazo para candidaturas às bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades


Foi publicada, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a retificação do cronograma do processo seletivo para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas – Santander Universidades para estudantes de graduação. O Programa proporciona, a estudantes de graduação, aprofundarem sua formação acadêmica em diferentes áreas de conhecimento e vivenciarem diversas práticas culturais, realizando cursos em universidades brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, porto-riquenhas e uruguaias. Nesta edição são oferecidas cinco vagas para universidades da Colômbia, Espanha e México.

A duração da mobilidade deverá ser um semestre acadêmico. O Formulário de pré-inscrição a ser preenchido estará disponível no site da Secri até 17/05/2015. O prazo para entrega dos processos físicos no local de inscrição é até às 17h30 do dia 18/05/2015, horário de Cuiabá. Como o processo seletivo será no campus Cuiabá, por motivo de agilidade, os processos entregues nos campi do interior deverão ser digitalizados capa-a-capa e enviados para o endereço info1international@ufmt.br com cópia para o spvinternational.ufmt@gmail.com, respeitando a data limite de entrega de inscrição (até às 17h30 do dia 18/05/2015).

Posteriormente o processo físico deverá ser enviado via correios à Secri, respeitando o prazo limite.

Os candidatos que apresentarem toda a documentação exigida no prazo estipulado participarão do processo seletivo composto por três fases: Análise de elegibilidade pela Secri; atividade em Grupo e/ou Entrevista; e Alocação de Vagas. Os candidatos que não comparecerem à atividade de grupo/entrevista serão desclassificados automaticamente. A alocação da vaga ao selecionado está condicionada ao seu aceite pela universidade anfitriã,

Requisitos
Para participar, os alunos devem cumprir as seguintes exigências: estar regularmente matriculados em curso de graduação presencial da UFMT durante todo o processo seletivo e no período de realização do programa; ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos; ter completado com êxito todas as disciplinas previstas do primeiro ano ou do primeiro e segundo semestres letivos do curso de graduação até a data da inscrição do programa; elaborar seu plano de estudos, optando por disciplinas que apresentem afinidade às frequentadas na UFMT, com a anuência do colegiado do curso de origem; Não ter excedido o tempo máximo de integralização do curso de origem, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico de cada curso, exceto nos casos previstos na Resolução Consepe n.º 74/2014; ser considerado aluno de excelência de acordo com critérios estabelecidos pelo colegiado do curso de origem, e a Resolução Consepe n.º 74/2014; Solicitar candidatura para a mesma área do conhecimento do curso que frequenta na UFMT; Não ter participado anteriormente de programa de mobilidade internacional apoiado pelo Grupo Santander; comprovar, através de Ata de Colegiado de Curso ou despacho “ad referendum” do coordenador de Curso, que a participação no programa de mobilidade não acarretará atraso em sua colação de grau, quando o candidato for oriundo de curso com estrutura curricular anual; Apresentar toda a documentação exigida.

O candidato deverá formalizar o processo de candidatura, com toda a documentação exigida, na Seção de Registro e Protocolo do seu campus. A lista de documentos consta do Edital.

Os estudantes selecionados para o intercâmbio deverão apresentar, posteriormente, documentação complementar, à Secri, para a formalização do registro de afastamento junto à Coordenação de Administração Escolar (CAE). O prazo para entrega dos processos físicos no local de inscrição é até às 17h30 do dia 18/05/2015, horário de Cuiabá.

Os locais de entrega dessa documentação são os seguintes: Campus Cuiabá: Secretaria de Relações Internacionais da UFMT (antigo prédio da CEV); Campus de Rondonópolis: entregar ao Prof. Alcindo José Rosa, Gerente de Graduação e Extensão (Gegrade), Prédio da Pró-Reitoria. Fone (66) 3410.4112/4120; Campus do Araguaia: entregar à servidora Eloísa de Oliveira Lima, Gerência de Graduação e Extensão, em Barra do Garças, Fone (66) 3405-5317; Campus de Sinop: entregar a Tainara Gabriele, Gerente de Graduação e Extensão, prédio da Pró-Reitoria, Fone (66) 3531-1663.

Confira aqui Edital completo

O link é fornecido pela UFMT

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114