Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Quinta, 14 de maio de 2015, 19h43

Expansão do Aplic para administração Estadual é tema da 61ª palestra do EAD


Durante a tarde da última quarta-feira (13.05), o Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou a 61ª palestra técnica pelo Ensino a Distância (EAD). Esta edição do evento foi voltada à administração estadual e tratou do envio de licitações e folha de pagamento pelo sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic). A aula foi ministrada pela auditora externa, Simone Pelegrini, e ocorreu às 14h30, no auditório da Escola de Contas, com transmissão ao vivo pelo Portal do TCE-MT.

Pelegrini pontuou que a palestra representa um marco para a expansão das auditorias realizadas pela Corte de Contas, uma vez que, além de receber informações dos municípios, serão analisadas as remessas de dados das administrações Estaduais. Neste ano, os gestores deverão encaminhar informações sobre processo licitatório, benefício previdenciário e folha de pagamento. "Então eles têm de estar atentos porque os prazos são diferenciados, os arquivos de benefício previdenciário, por exemplo, tem um prazo de envio até o segundo mês subsequente. Já as aberturas de processo licitatório e de concurso devem ser encaminhadas até três dias uteis após a publicação", pontuou a palestrante.

A capacitação atende aos fiscalizados estaduais em cumprimento da Resolução Normativa 31/2014, aprovada pelo Tribunal Pleno durante a sessão do dia 24 de fevereiro deste ano. Os gestores da administração pública do Estado devem se atentar ao Aplic, sistema ágil e eficiente desenvolvido pelo TCE-MT de prestação de contas.
Em 2015, os gestores podem contar, também, com uma nova ferramenta vinculada ao Aplic. Trata-se do "Aplic pré-validador", que, de acordo com Simone Pelegrini, deverá reduzir a quantidade de erros cometidos no ato do envio de informações. "Pedimos para todos os fiscalizados utilizarem essa ferrramenta pois através dela eles já conseguem verificar os erros e corrigir a maioria antes de efetuar o envio", concluiu.

A PALESTRANTE
Simone Aparecida Pelegrini é Bacharel em Ciência da Computação, Pós graduada em Gerência Estratégica de Redes de Computadores, em Auditoria e Controladoria Governamental, em Direito em Administração Pública e em andamento pós graduação em Direito do Estado pela FGV. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114