Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 28 de maio de 2015, 18h06

Ações garantem preservação ambiental em Mato Grosso



A região noroeste do Estado está sendo foco, desde a última sexta-feira (22.05), de ações dos policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental e do 8º Comando Regional da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na operação “Mata Verde”, com objetivo de enfrentar a exploração ilegal de madeira, além da caça e pesca predatória nos rios da região.

 

De janeiro a maio deste ano o Batalhão de Proteção Ambiental já deflagrou 42 operações, sendo 26 de atuação integrada com a Sema, Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e 16 executadas pelo próprio batalhão. As ações são sempre voltadas para a proteção da fauna, flora e recursos hídricos e florestais do Estado.

 

“Além disso, realizamos diuturnamente ações de fiscalização visando a proteção do meio ambiente”, frisou o comandante do Batalhão de Proteção Ambiental, major PM Cleverson Leite de Almeida.

 

As operações realizadas de janeiro a maio deste ano resultaram na apreensão de uma tonelada de pescado irregular, além de 257 peças de peixes. Foram apreendidos também materiais utilizados para a prática da pesca irregular, sendo 223 redes, 94 tarrafas e 239 espinhel. Ainda nos rios e bacias do Estado, as equipes de fiscalização apreenderam 37 embarcações das 1.196 fiscalizadas durante os cinco primeiros meses deste ano.

 

Os fiscais apreenderam também 392 munições e 59 armas de fogos dos mais diversos calibres. Nas barreiras e operações foram abordadas 21.905 pessoas, sendo 82 encaminhadas à Delegacia de Polícia. “Os materiais apreendidos nas operações e ações de fiscalização são encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária junto com o infrator. Os bens podem ser destruídos, doados, segundo os critérios estabelecidos em lei”, explicou o comandante.

 

O resgate e captura de animais silvestre é outra frente de atuação do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental. De janeiro a maio deste ano, 294 animais silvestres foram resgatados ou capturados pelos militares. Cobras, jacarés, tartarugas, capivaras, gambás, tamanduás, araras, papagaios e corujas integram a lista de animais resgatados e/ou capturados. “Os animais são devolvidos para o seu habitat natural, local ideal para sua sobrevivência e procriação”, explicou o major Cleverson .

 

Denúncias feitas pela população também reforçam o trabalho de fiscalização do batalhão. “Qualquer pessoa ao deparar com um crime ambiental como a caça, pesca ilegal, captura e criação de animais silvestres pode acionar o Batalhão de Proteção Ambiental, através do telefone de emergência da Polícia Militar 190, do Batalhão (65) 3684-1633 ou disque denúncia da PM, 0800-653939 FREE”, ressaltou.

 

Os policiais ambientais desenvolvem ainda o projeto de Educação Ambiental por meio do Centro Educacional Ambiental (CEA) conscientizando crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente através de visitas, palestras e exposições de materiais.

 

Atualmente, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental conta com uma sede em Várzea Grande e três batalhões localizados em Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. É formado por 175 policiais militares que atuam nas atividades de policiamento e fiscalização ambiental, visando a proteção da fauna, flora, recursos hídricos e florestais, evitando a poluição, queimadas, desmatamentos, caça e a pesca ilegal em todo território mato-grossense.



 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114