Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 28 de maio de 2015, 19h24

Mais três professores da UFMT são promovidos a Titulares


Os professores João Carlos de Souza Maia, vice-reitor da UFMT, Marinêz Isaac Marques, do Instituto de Biociências (IB), e o professor Roberto Apolônio, da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), foram promovidos a professores titulares na tarde de ontem (27). O processo de promoção a professor titular ocorreu por meio de defesa de memorial elaborado pelos candidatos. A apresentação e arguição do memorial aconteceram no auditório do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, na Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia (Famevz).
.

Professor no curso de Engenharia Elétrica, Apolônio relata em seu memorial descritivo que concluiu também a graduação em Economia. Para ele, essa formação foi essencial para quebrar um pouco a “dureza” da área de exatas e imprimir aspectos humanísticos na sua jornada acadêmica. Durante os agradecimentos, emocionado, enfatizou sua gratidão à UFMT pelas suas conquistas, desde a graduação até o doutorado. Sua banca foi composta pelos professores Hildebrando Esteves Neto (IFMT), Teresa Irene Riberio de Carvalho (IFMT) e Arno Udo Dallmeyer (UFSM), e presidida pelo professor Norman Barros Logsdon (UFMT).

Em seguida foi a vez da professora Marinêz Isaac. Com um currículo extenso, atuou de forma expressiva no ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir com a administração superior da Universidade como pró-reitora de Pós-Graduação. Estabeleceu importantes parcerias internacionais que alavancaram os estudos taxonômicos no estado de Mato Grosso.

O seu próximo projeto é escrever um livro a fim de registrar sua vasta contribuição para o estudo da biodiversidade no Pantanal mato-grossense. Sua banca foi composta pelos professores Hildebrando Esteves Neto (IFMT), Teresa Irene Ribeiro de Carvalho (IFMT), Joaquim de Oliveira Barbosa (IFMT), e presidida pelo professor Paulo Teixeira de Sousa Júnior (UFMT).

E por fim, o professor João Carlos de Souza Maia apresentou o seu memorial, narrando seus 40 anos de vida acadêmica na Universidade Federal de Mato Grosso, que teve início em 1975 como aluno da segunda turma do curso de Agronomia, e, em 1980, ingressou na carreira de docente, que completa 35 anos em 2015. Atuou em todas as áreas da academia, além de exercer papeis importantes na Gestão e nos Conselhos Superiores da instituição. Uma de suas virtudes marcantes é sua busca pela inovação tecnológica. “Luto para que os conhecimentos científicos produzidos pela academia sejam transferidos para as empresas, porque é lá que as coisas acontecem”, finalizou. Sua banca foi composta pelos professores Joaquim de Oliveira Barbosa (IFMT), Luiz Claudio Cameron (Unirio), Teresa Irene Ribeiro de Carvalho (IFMT), e presidida pelo professor Arno Udo Dallmeyer (UFSM).

Podem pleitear esta promoção, professores doutores que tenham chegado à última etapa da carreira anterior a de titular e, portanto, que tenham muitos anos de carreira dentro da instituição. O professor candidato elabora um memorial descrevendo toda a sua produção docente nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão ao longo da sua carreira profissional. A banca deve ler previamente o memorial e arguir o candidato com questionamentos e comentários a respeito deste memorial e da produção acadêmica descrita nele. O processo é organizado pela CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), conforme estabelece a Resolução 56 do Consepe. Em seu Artigo 7º, a Resolução determina que o processo de avaliação para promoção à Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, constará de: Avaliação das atividades de ensino; Avaliação das atividades de pesquisa e/ou extensão; Avaliação das atividades de gestão acadêmica; e Avaliação do memorial ou defesa de tese acadêmica inédita 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114